Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Portugal venceu Turquia e garantiu ‘play-off’ do Mundial de Futebol Feminino

FPF-MundialFeminino-06-09-2022

FPF

Ao vencer (4-0) a Turquia, na última jornada do Grupo H da qualificação europeia, Portugal selou, esta terça-feira, o apuramento para o ‘play-off’ de acesso ao Mundial’2023, num jogo embelezado por um golo monumental de Andreia Faria e o fervor do público nas bancadas.

As internacionais portuguesas entraram com urgência de ganhar e mais iniciativa de jogo, mas só depois da meia hora de jogo conseguiram furar a muralha defensiva das turcas, com golos de Telma Encarnação (33’) e Kika Nazareth (36’).

No segundo tempo, a Equipa das Quinas manteve-se por cima e continuou a ameaçar a baliza turca. Numa dessas ameaças, conduzida por Diana Silva, aos 49 minutos, a central Selda Akgoz desviou a bola para o fundo da baliza.

Para os 79 minutos estava guardado o lance mais vistoso do dia: uma verdadeira obra de arte, num remate de muito longe, fora da área, de Andreia Faria, a fazer o quarto golo da armada lusa.

Com este resultado, Portugal garantiu a presença no ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo de 2023, que será disputado no mês de Outubro. O sorteio do ‘play-off’ está marcado para esta sexta-feira.

Entretanto, as internacionais portuguesas Diana Silva e Suzane Pires foram distinguidas, antes deste encontro, por terem atingido números especiais com a camisola de Portugal.

FPF-MundialFeminino--06-09-2022

FPF

Diana Silva recebeu das mãos do vice-presidente da FPF, Humberto Coelho, uma placa alusiva a 75 internacionalizações, enquanto Suzane Pires recebeu da vice-presidente federativa Mónica Jorge, uma placa referente a 25 jogos.

Francisco Neto, seleccionador nacional, em declarações divulgadas pelo site da FPF, referiu que

“sabíamos que seria difícil. Se aparecessem com a equipa ‘baixa’, tínhamos de ter mais jogo exterior para conseguir alguns cruzamentos. A partir dos 25 minutos, as laterais projetaram-se mais para o último terço. E sabíamos que tínhamos jogadoras para aparecer no ar. Trabalhámos por aí para desbloquear o jogo. Fomos dominadores. Fizemos quatro golos e criámos oportunidades para mais. Foi um jogo competente e maduro da nossa parte”.

Neto salientou também que “no primeiro apuramento que fizemos, em 2017, éramos uma equipa de pote 4. Depois passámos a equipa de pote 3 e agora somos equipa de pote 2. Isto é essencial para que as nossas presenças nos momentos decisivos sejam cada vez mais frequentes. Até aqui só havia nove vagas para a UEFA. O próximo Campeonato do Mundo é o primeiro que passou a 11 vagas, com a possibilidade de 12. Até agora, era muito difícil para uma equipa de pote 2 chegar ao Mundial. Agora é possível. No ‘play-off’, continuamos a depender só de nós. Vamos esperar pelo sorteio. Queremos andar entre as melhores e, para andar entre as melhores, temos de crescer no ‘ranking’, onde Portugal está em 27º”.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.