Sendo a Liga dos Campeões a divisão principal onde imperam as principais equipas europeias, parece curial que, independentemente dos nomes dos representantes dos respectivos países, todos estão em pé de igualdade, porque são a nata.
Como se sabe também, soe dizer-se – em linguagem portuguesa – que a lógica é uma batata, pelo que por mais previsões, estudos, análises e outras contas que se façam, nas competições desportivas o resultado é (quase) sempre incógnito, a não ser que “hackers” deem a volta ao texto e embarquem em “fabricar” números que alterem a verdade desportiva.
Partindo do princípio que existe fair play e ética – como se deseja, pese embora estas questões tenham muito que se diga, como facilmente se tem constatado em várias latitudes geográficas – deixamos o benefício da dúvida para outras núpcias, esperando que a transparência e a integridade possam ser uma luz presente e não ao fundo túnel.
No sorteio da fase de grupos, na tarde desta quinta-feira, em Nyon (Suíça), na sede da UEFA, os grupos ficaram alinhados do modo que se apresenta:
Grupo A
Ajax, Liverpool, Napoli e Rangers
Grupo B
F. C. Porto, Atlético de Madrid, Leverkusen e Club Brugge
Grupo C
Bayern, Barcelona, Inter e Plzeň
Grupo D
Eintrachat Frankfurt, Tottenham, Sporting e Marselha
Grupo E
Milan, Chelsea, Salzburg e Dinamo Zagreb
Grupo F
Real Madrid, Leipzig, Shakhtar Donetsk e Celtic
Grupo G
Manchester City, Sevilha, Dortmund e Copenhagen
Grupo H
Paris Saint Germain, Juventus, Benfica e Maccabi Haifa
No que se refere às equipas portuguesas, o F. C. Porto alinha no grupo B, onde os espanhóis do Atlético de Madrid e os alemães do Leverkusen são fortes adversários, sendo os belgas do Brugge um “outsider” que pode estar em dia sim e ser factor de “desgaste”. Ou não.
No D, cabe ao Sporting apanhar “trutas” como os alemães do Eintracht de Frankfurt, os ingleses do Tottenham e os franceses do Marselha, num grupo onde não se esperam facilidades para os leões.
No H, ao Benfica compete manter a chama bem viva (só vitórias até agora) para se haver com os franceses do Paris Saint Germain, os italianos da Juventus e os israelitas do Maccabi Haifa.
Os jogos (1ª jornada) terão lugar em 6 e 7 de Setembro, seguindo-se em 13/14 (2ª), em 4/5 de Outubro (3ª), em 11/12 (4ª), a 25/26 (5ª), concluindo-se em 1/2 de Novembro (6ª jornada).