Sexta-feira 24 de Novembro de 9854

Portugal Football School promove formação inicial para Dirigentes

JCMyro / CN

JCMyro / CN

A Portugal Football School vai promover mais uma edição (12ª), curso de Formação Inicial de Dirigentes que está marcado para o período entre 3 de Outubro e 23 de Novembro deste ano.

A nova edição volta a ter como parceiras as federações portuguesas de andebol, basquetebol, patinagem (qualquer disciplina) e voleibol, com quem a Portugal Football School colabora desde 2020/2021, altura em que as cinco organizações ministraram um curso de coordenadores técnicos.

As inscrições para este curso, dirigido essencialmente a dirigentes no activo, mas aberto igualmente a qualquer interessado na área – desde que as vagas o possibilitem – decorrem até ao dia 2 de Setembro próximo.

Estão abertas 200 vagas – 100 através da Federação Portuguesa de Futebol e 25 para cada uma das outras federações.

As aulas decorrerão às segundas e quartas-feiras, em horário pós-laboral e regime à distância através de videoconferência.

As inscrições deverão ser feitas na plataforma da Portugal Football School, sendo imperioso que o candidato assinale no campo “Associação” a federação à qual associa a inscrição. Cada uma das 5 federações validará as respetivas candidaturas, tendo em conta as vagas existentes.

Por outro lado, estão também abertas as inscrições para a 3ª edição do Executive Course in Football Law, que decorrerá na Cidade do Futebol entre 14 e 16 de Outubro.

As candidaturas às 25 vagas podem ser apresentadas até 30 de Setembro, numa edição sustentada em três grandes temas: “a participação competitiva das Seleções nacionais: conflito ou conjugação de interesses?”; “as competições desportivas no futebol: competições abertas versus competições fechadas”; “a validade das cláusulas anti rival nos contratos dos praticantes profissionais de futebol” e o “Transgénero e o Desporto”.

Entre vários oradores de renome, estão confirmadas as presenças de José Manuel Constantino (COP), Erika Montemor Ferreira (FIFA); Angelo Rigopoulos (UEFA), Zoran Bahtijarević (UEFA), Antoine Duval (Asser Institute), José Luís Andrade (European Club Association), José Manuel Meirim (FPF), Marta Cruz (FPF), Nuno Cunha Rodrigues (Faculdade de Direito – Universidade Lisboa), Robert Caldwell (MMA Global Group), Inês Espinhaço Gomes (Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa), Victor Hugo Ventura (Advogado e Doutorando em Direito) e Joaquim Evangelista (Presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol).

José Manuel Meirim, um dos coordenadores do curso, lembra que “na sua oferta formativa a PFS não tem descurado a vertente normativa do futebol em todas as suas dimensões, como são exemplo as duas edições anteriores deste curso”.

“Como no passado, procurou-se eleger temas actuais e revestidos, pela sua complexidade, da necessidade de leitura e análise serena e elevada a cabo por especialistas. Tendo isso em mente a PFS, nesta terceira edição do curso, entendeu trazer a debate, num jogo dos sistemas normativos que enformam o futebol (a nível nacional, mas também internacional, público e das organizações desportivas internacionais do futebol), estes três temas”, explicou ainda o professor e assessor do Presidente da FPF, concluindo que “a PFS está certa de contribuir, desta forma, para a reflexão e o alcançar das melhores soluções em segmento da vida do futebol que se revela, cada vez mais, bem importante – a sua regulação”.

© 9854 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.