Com os triunfos obtidos neste sábado, o Benfica, Braga e F. C. Porto cimentaram as suas posições na tabela classificativa, pelo que as posições que ocupam são cada vez mais reais à entrada para as duas últimas jornadas da Liga Bwin.
No Funchal, bastou um golo de Darwin Nuñez (2’) para o Benfica acordar para a vida e garantir, desde logo, os três pontos, para se fixar no terceiro posto, desde que nada de anormal se passe na partida, marcada para este domingo, em que o Sporting recebe o Gil Vicente.
Numa partida equilibrada, em que o Benfica rematou mais (15-14, dos quais 4-5 para a baliza), numa posse de bola de 52/48% para os visitantes, onde o facto menos positivo foi a expulsão de Winck (Marítimo) aos 42’, o que influiu negativamente no segundo tempo.
Em Arouca, os donos da casa venceram (1-0) o Portimonense, num encontro que o Arouca comandou a estatística nos vários parâmetros do encontro, tendo 15-7 em remates (dos quais 6-4 para a baliza) e uma posse de bola de 53/47%, tendo chegado ao golo por intermédio de Simão, que marcou aos 50’.
No Estádio do Dragão, o F. C. do Porto acabou por sofrer um “abanão”, quando o Vizela conseguiu chegar ao 2-2, depois de ter estado a perder por 2-0, com a resistência a terminar aos 56’, quando Mbemba fez o 3-2 e o Porto fugiu mais rápido para a vitória.
Evanilson abriu o activo para os portistas aos 21’ e Taremi (28’, de grande penalidade), fez o 2-0. Mendez reduziu (36’) e Nuno Moreira (49’) chegou ao empate, em dois golos de oportunidade, mas Mbemba (56’) e Taremi (87’) fechou a conta.
Os portistas dominaram sem problemas, com 17-3 em remates, dos quais 8-2 para a baliza, numa posse de bola de 68/32%.
A encerrar esta segunda parte da ronda 32ª, o Sporting de Braga foi vencer o B-SAD, no Estádio Nacional pela margem mínima (1-0), com um golo alcançado, em cima dos 90’, por Ricardo Horta, na partida em que foram expulsos Raniere (83’) e Sithole (90+4’).
Apesar do magro resultado, o Braga esteve sempre por cima, como o confirmam os 25-9 remates, sendo que 9-1 foram para a baliza, numa posse de bola de 63/37%.
Neste domingo, 1º de Maio, lugar aos encontros Moreirense-Boavista (18h) e Sporting-Gil Vicente (20h30), este último com um grau médio-superior face à excelente época que os gilistas tem vindo a protagonizar e a querer fixar-se no 5º lugar do campeonato.