Nuno Borges voltou a brilhar no Millennium Estoril Open, ao conseguir apurar-se para a segunda ronda do quadro principal. O actual número dois nacional vencia por 6-4 e 3-0 quando Pablo Andujar (82º) desistiu devido a lesão no ombro direito.
Com as bancadas repletas para assistir à sensação da edição transacta da prova, onde Nuno Borges somou três triunfos vindo da fase de qualificação para ceder apenas na segunda eliminatória face a Marin Cilic. Desta vez, o maiato repete a segunda ronda com uma vitória sobre o experiente espanhol de 36 anos, que até iniciou melhor o embate com um break no quinto jogo.
A partir daí Nuno Borges (131º do ranking ATP) confirmou o que se sentia desde o início: não acusou qualquer nervosismo e o jogo dependia mais do que conseguia impor.
Foram sete jogos consecutivos para o português de 25 anos, a partir do 2-4, com muitos winners e um recurso ao amortie como ‘abre-latas’ em momentos mais apertados. A 3-0 do segundo parcial, Andujar pediu assistência médica, mas segundos depois acabou mesmo por abdicar da sua participação e garantir a vitória a Borges, que apesar de não ter concluído o duelo com o tradicional ’match point’ tem todos os motivos para se sentir orgulhoso no que produziu em campo.
Apurado novamente para a segunda ronda do Millennium Estoril Open, Nuno Borges não esperou muito tempo para saber que vai defrontar Frances Tiafoe – apurado também para a segunda ronda do Millennium Estoril Open pela terceira vez em quatro participações na prova – no se espera seja um encontro empolgante frente ao jovem português, em que estará em jogo um lugar nos quartos-de-final.
João Sousa continua nos pares
A fazer parceria com o uruguaio Pablo Cuevas, João Sousa iniciou a prestação no maior torneio em solo português da melhor forma, derrotando os australianos Matthew Ebden e Max Purcell, segundos cabeças de série da competição e finalistas do Open da Austrália, com os parciais de 6-4 e 6-3.
Num Court Cascais a rebentar pelas costuras – e quanto maior fosse, mais público teria entrado – João Sousa e Pablo Cuevas ultrapassaram um dos pares favoritos a arrecadar o torneio do Millennium Estoril Open.
Parceiros apenas pela segunda vez (a primeira em Nottingham, 2016), Sousa e Cuevas beberam da energia dos presentes para conquistar o único break do primeiro set e recuperar da desvantagem inicial no segundo parcial.
Apurados para os quartos-de-final, os convidados da organização vão agora centrar o foco na competição de singulares nesta terça-feira: João Sousa, campeão da edição de 2018, vai medir forças com o argentino Sebastian Baez; Pablo Cuevas, finalista em 2019, encara o espanhol Roberto Carballes Baena.
Mas o programa é mais vasto para esta terça-feira, com jogos em três campos, para todos os gostos e com as estrelas a desfilarem ao sol do Estoril.