Pedro Araújo (562º do ranking ATP) foi a surpresa maior da primeira ronda do qualifying do Millennium Estoril Open ao afastar o italiano Gianluca Mager depois de vencer (6-1) e estar na frente no segundo (2-0), altura em que o tenista que nos visitou se lesionou e foi obrigado a desistir.
Sem acusar a ocasião, Pedro Araújo entrou no Court 3 disposto a ultrapassar um adversário bem mais experiente (27 anos) e cotado (foi 62º na temporada passada). Sem problemas de maior, com mais aceleração de bola do que o italiano, Araújo fechou o primeiro parcial num ápice para gáudio do muito público presente.
Após o break logo a abrir o segundo set, Mager pediu assistência e pouco depois acabou mesmo por abandonar o duelo, ficando, assim, consumado o maior e mais importante triunfo da carreira de Pedro Araújo.
Araújo medirá forças, este domingo, com Pablo Cuevas, vice-campeão da prova em 2019.
Gastão Elias (154 ATP) não conseguiu levar de vencido o boliviano Hugo Dellien (89º) e ficou pela primeira ronda da fase de qualificação, depois de ceder por duplo 6-4.
Numa das melhores fases da carreira – vinha de 10 triunfos consecutivos -, Gastão Elias despediu-se logo na estreia do maior torneio de ténis em solo nacional. Já Hugo Dellien alcançou a 25ª vitória do ano (já soma um título e uma final no circuito secundário em 2022) e vai lutar pelo acesso ao quadro principal do Millennium Estoril Open com Max Purcell, que bateu Marco Cecchinato por 7-6(1), 4-6 e 6-3.
Tiago Cação (573º do ranking mundial) – pela segunda vez a competir num torneio do ATP Tour, foi uma boa oposição perante Carlos Taberner (94º), mas acabou por perder com os parciais de 6-2 e 6-4 na primeira ronda do qualifying do Millennium Estoril Open.
Depois de ter sido derrotado por um espanhol em 2018 (Jaume Munar), Tiago Cação encontrou novo tenista do país vizinho pela frente num dos encontros mais importante da ainda curta carreira profissional.
Pedro Sousa (295º classificado no ranking) foi o último tenista português a ir a jogo no qualifying do Millennium Estoril Open e não conseguiu reunir argumentos para travar o espanhol Bernabé Zapata Miralles (119º), que triunfou em duas partidas, com os parciais de 6-2 e 6-4.
Sorteio do quadro principal
Os portugueses João Sousa e Nuno Borges conheceram, este sábado, os primeiros adversários no quadro principal de singulares. Félix Auger-Aliassime é o primeiro cabeça de série, e Diego Schwartzman o segundo, assumindo o estatuto deixado livre pelo vice-campeão Cameron Norrie, que desistiu à última hora.
A disputar o quadro principal do Millennium Estoril Open pela sétima vez consecutiva, João Sousa (85º ATP) vai medir forças na primeira eliminatória com Sebastian Baez (60º). O jovem argentino de 21 anos foi uma das grandes revelações de 2021, ano em que conquistou seis títulos entre nove finais em torneios do ATP Challenger Tour, e encerrou a época com uma histórica participação no ATP NextGen Finals, em Milão (Itália).
Nuno Borges (131º ATP) vai a jogo no quadro principal do torneio pela segunda vez consecutiva. Mas se em 2021 teve de passar pela fase de qualificação, em 2022 o jovem maiato de 25 anos recebeu um convite que o colocou directamente na grelha mais importante, na qual terá como primeiro oponente o espanhol Pablo Andujar, 79º (chegou a ser 32º) e tem 4 títulos ATP no currículo.
Na metade superior do quadro, em que está Nuno Borges, o primeiro cabeça de série, Félix Auger-Aliassime, estreia-se na segunda ronda frente ao vencedor do encontro entre Lloyd Harris e um qualifier e pode enfrentar nos quartos de final Dominic Thiem. O austríaco, que não integra a lista de pré-designados, estreia-se contra o francês Benjamin Bonzi e depois pode defrontar o norte-americano Sebastian Korda, oitavo favorito (defronta um qualifier).
Alejandro Davidovich Fokina, recém-finalista do ATP Masters 1000 de Monte-Carlo, e Frances Tiafoe, finalista do Millennium Estoril Open em 2018, são os restantes cabeças de série desta secção.
Na metade inferior do quadro, em que está João Sousa, o segundo cabeça de série, Diego Schwartzman, terá de aguardar pelo encontro entre Roberto Carballes Baena e um qualifier para conhecer o primeiro adversário. Marin Cilic, terceiro favorito, pode ter pela frente João Sousa na segunda eliminatória.
Entretanto, Pablo Carreño Busta, campeão do Millennium Estoril Open em 2017, anunciou a sua desistência do quadro principal de singulares devido a fadiga e foi substituído por Richard Gasquet, vencedor da primeira edição do torneio.
Actual 82º classificado no ranking ATP, o tenista francês (35 anos) foi número 7 mundial em 2007 e conta com 15 títulos no currículo (em 32 finais), entre os quais o de campeão do Millennium Estoril Open em 2015.