A Universidade Europeia, no quadro dos seus valores de responsabilidade social, entendeu atribuir o título de Doutor Honoris Causa a duas personalidades de grande relevância nacional, cujo contributo para o desenvolvimento social e humano merece o reconhecimento de todos os portugueses – o Dr. António Gentil Martins e a Dra. Maria de Belém Roseira.
De acordo com a nota publicada no respectivo site, “Temos a convicção profunda de que o reconhecimento do trabalho em prol da ciência, da acção social e cívica, expresso na dedicação à causa pública nas suas múltiplas responsabilidades, constitui um importante exemplo para as gerações mais jovens e, em particular, para os jovens estudantes que ora iniciam o seu percurso académico e profissional”, salientou a Universidade Europeia
A cerimónia teve lugar esta quinta-feira, Dia Mundial da Saúde, no Auditório do Polo Tecnológico da Lispolis.
A apresentação do Dr. António Gentil Martins foi feita pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães, com a intervenção do Professor Germano de Sousa.
Para além de médico, António Gentil Martins foi um desportista de primeira água, olímpico, o que o levou a desempenhar vários cargos no Desporto nacional, o último dos quais como Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal.
A apresentação da Dra. Maria de Belém Roseira foi realizada pelo Padre Vítor Melícias, com a intervenção do General Ramalho Eanes após o que foram impostas as insígnias Doutorais pela Reitora Professora Doutora Hélia Pereira.