Aproveitando um mesmo jogador em duas falhas clamorosas da defesa do Santa Clara, o F. C. do Porto – que dominou em toda a linha – viu o caminho facilitado para mais um triunfo e manutenção da liderança ante um Sporting que tenta “morder” os calcanhares.
Depois de uma meia hora em que criou oportunidades e não marcou, numa passada sem grandes pressas, a sorte surgiu para os homens de Sérgio Conceição, com Fábio Vieira a marcar dois golos com um intervalo de três minutos, aproveitando uma desatenção e uma falha defensiva para chegar ao 2-0 e começar a descansar.
Na marcação de um livre sobre o lado esquerdo do ataque e perto da linha da grande área, Vitinha (38’) marcou um livre para a zona central, onde surgiu Fábio Vieira a fuzilar à vontade, porquanto no meio. Frente à baliza, estava um grande buraco para se poder rematar à vontade. Foi o que Fábio fez e pela certa.
Depois (41’), um defesa do Santa Clara atrasou a bola para a sua grande área, sem ninguém atento, surgindo Pepê a controlar a bola e a rematar mas para o poste, resvalando a bola para o lado contrário onde surgiu, oportuníssimo, Fábio Vieira a fazer o 2-0, com o intervalo a chegar logo a seguir.
No segundo tempo, o Santa Clara tentou reduzir a vantagem portista, criou algumas oportunidades mas Diogo Costa esteve atento e acabou por chegar imbatível até final da partida.
No último quarto de hora, Zaidu isolou-se pela esquerda, ultrapassou o defesa açoriano e acabou por chegar ao 3-0, depois de a bola, desviada pelo guardião, após remate de Galeno, indo a bola ter aos pés de Zaidu.
Com 16-5 em remates, dos quais 6-1 para a baliza, numa posse de bola de 70/30%, o F. C. Porto fez jus ao triunfo para bater o recorde do maior número de jogos sem perder no mesmo campeonato (56), que pertencia ao Benfica do tempo do técnico Mortimore.
Ressalta daqui que a classificação não se tenha alterado significativamente, com os portistas a somarem 76 pontos, seguindo-se o Sporting (70), Benfica (61), Braga (52), Gil Vicente (46), Guimarães (39), Estoril (34), Marítimo e Paços de Ferreira (33), Santa Clara (31), Boavista (30), Portimonense e Vizela (29), Famalicão (28), Arouca (26), Tondela (25), B-SAD (21) e Moreirense (20).
Nos marcadores, Darwin Nuñez (Benfica) somou mais um e tem agora (21), à frente de Ricardo Horta (Braga), 15; Muis Diaz e Taremi (F. C. Porto), com 14; Fran Navarro (Gil Vicente), com 13; Estupiñán (Guimarães), com 12; Evanilson (FC Porto), Simon Banza (Famalicão) e Paulinho (Sporting), ambos com 11.
A próxima ronda (29ª) inicia-se na sexta-feira, com o Gil Vicente-Moreirense (20h15), jogando o Benfica com o B-SAD e o Tondela-Sporting (sábado), fechando no domingo com o Guimarães-Porto e o Vizela-Sporting de Braga.