A selecção Nacional sub-21 bateu, esta terça-feira, em Trípoli, a Grécia por 4-0, no sétimo encontro do grupo D da fase de qualificação para o Europeu 2023.
Cedo se notou que os jogadores portugueses queriam impor o seu estilo tecnicista e de mentalidade ofensiva em campo, sendo que o golo madrugador de Fábio Carvalho (12’) traduziu fielmente a entrada em campo assertiva da formação portuguesa, no que foi a estreia a marcar do médio ao serviço de Portugal.
Apesar de algumas transições rápidas dos gregos que iam “colocando em sentido” a linha defensiva da formação orientada por Rui Jorge, o perigo junto à baliza de Tzolakis foi sempre mais constante, com Fábio Vieira (32’, de grande penalidade) e Fábio Silva (45’+1) a conseguirem aproveitar duas das oportunidades de golo criadas pela equipa nacional e a aumentarem a vantagem no marcador para 3-0 ainda antes do intervalo.
No entanto, Portugal abrandou no segundo tempo devido à margem de conforto que tinha. A bola continuou a circular de forma fluída entre os jogadores e as ocasiões foram-se sucedendo com naturalidade, tendo cabido a Henrique Araújo (82’) encerrar as contas da partida.
O 4-0 final evidencia a superioridade portuguesa no jogo e premeia uma exibição de qualidade, que coloca novamente a Equipa das Quinas na liderança do agrupamento.
Destaque ainda, nesta partida, para estreias de Bernardo Folha e Tiago Almeida como internacionais sub-21.
Com este triunfo, Portugal chegou à liderança do grupo D, somando 19 pontos, ficando à frente da Grécia (17) – que tem mais um jogo – seguindo-se a Islândia e a Bielorrússia (9) e Chipre (8).
Registe-se que, também nesta terça-feira, Chipre recebeu a Islândia e empatou (1-1).
A fase final deste grupo decorrerá de 1 a 11 de Junho deste ano.
O seleccionador nacional, Rui Jorge, em declarações prestadas ao site da FPF, referiu que “voltámos a não ser tão seguros quanto podemos e queremos ser, mas fizemos um bom jogo, com o tal brilho que queremos sempre para este espaço. Termos saído na frente do marcador ajudou a tranquilizar um bocadinho. Podemos sempre melhorar a nossa equipa, mesmo depois deste excelente resultado. Queremos ir para outro patamar e vamos continuar a fazer o que sempre fizemos, indo à procura dessa qualidade extra, que torna este espaço apetecível os jogadores estarem”.