Ao empatar frente ao Mónaco, na casa dos monegascos, o Sporting de Braga é a única equipa portuguesa presente nos quartos-de-final da Liga Europa, enquanto o F. C. do Porto ficou pelo caminho.
Com uma vantagem de dois golos, os bracarenses apresentaram-se em campo do Mónaco com a missão de garantir a viagem para a fase seguinte, o que conseguiu e até com maior facilidade com o que se podia esperar.
Isto pelo facto de aumentar a referida vantagem para 3-0, com um golo obtido por Abel Ruiz (19’), tendo Disasisi (40’) empatado, chegando-se ao intervalo pouco depois.
No segundo tempo, os homens de Braga souberam defender o suficiente para poderem manter a vantagem, ante um Mónaco dono e senhor do encontro, face às estatísticas: 19-12 em remates, dos quais 7-4 para a baliza, numa posse de bola de 65/35%.
No outro encontro desta segunda mão, o F. C. do Porto viajou até Lyon (França) – que tinha ganho no Dragão por 1-0 – para tentar dar a volta ao resultado, mas Dembélé (13’) aumentou a vantagem para 2-0, tendo Pepê (27’) obtido o golo portista.
Com uma superioridade nítida dos franceses (13-4 em remates, dos quais 7-2 para a baliza, a que se junta uma posse de bola de 53/47%), o Lyon manteve-se na crista da onda e salvou a passagem à fase seguinte.
O Braga será também a única equipa portuguesa a estar representada no sorteio, a efectuar nesta sexta-feira (11h15) em Nyon, porquanto o Sporting, F. C. do Porto e Benfica também foram eliminados.
Serão dois os sorteios a realizar (quartos-de-final e meias-finais), tendo os bracarenses juntando-se a mais seis equipas também apuradas nesta quinta-feira, como são os casos do Rangers, Atalanta, Barcelona, Lyon, Eintracht de Frankfurt e West Ham.
Recorde-se que, por decisão da UEFA, a equipa russa do Spartak tinha sido suspensa da competição.