Enquanto o F. C. do Porto “passeia”, impávido e sereno, pela liderança da Liga Bwin, o Sporting de Braga descolou ainda mais do Benfica, o que permitiu ao Gil Vicente – que venceu os bracarenses, na cidade dos Arcebispos – quase garantir a presença nas competições europeias.
No Dragão, o F. C. Porto teve de contentar-se com a margem mínima (golo marcado por Taremi, em cima dos 45’, de grande penalidade, confirmada elo VAR) até que, por decisão do árbitro, Manu (Tondela) foi expulso (67’), o que levou os visitantes a passar a jogar com apenas dez jogadores.
Como que aproveitando a “benesse”, os portistas chegaram ao 4-0 em seis minutos, resolvendo de imediato o triunfo, ainda que o quinto golo estivesse à vista – a bola chegou a entrar na baliza do Tondela – mas o desvio de Toni Martinez (89’) não foi validado pelo árbitro.
Galeno (73’), Fábio Vieira (76’) e Francisco Conceição (79’) foram os autores dos golos transformados no segundo tempo, face a terem tido mais espaço livre, se bem que os portistas tivessem dominado todo o encontro, desde os remates (16-7 em remates, dos quais 9-1 para a baliza) numa posse de bola de 67/33%.
Antes, o Guimarães – que queria brindar o novo presidente com uma vitória – entrou em campo para dominar, o que as estatísticas confirmaram (17-6 em remates, dos quais 6-4 para a baliza, com 56/44% de posse de bola) e que deram num único golo (suficiente) para chegar ao triunfo, obtido por Janvier (82’).
A finalizar a sessão deste domingo, o Gil Vicente foi de Barcelos a Braga para vencer o Sporting local, com um golo obtido por Henrique Gomes (89’), que tinha entrado em jogo poucos minutos antes e que confirmou o triunfo e o desejo dos vimaranenses poderem lutar ainda pelos lugares europeus, ainda que esteja a nove pontos do Gil Vicente, no quinto lugar.
A ronda 26 conclui-se esta segunda-feira com o Moreirense-Sporting (20h15), em mais uma cartada difícil para os leões.