O Comité Olímpico Internacional emitiu, esta quinta-feira, um comunicado em que “condena veementemente a violação da Trégua Olímpica pelo governo russo”, sublinhando que a resolução da ONU foi adoptada pela Assembleia Geral da ONU a 2 de Dezembro de 2021, “por consenso de todos os 193 Estados Membros”.
A Trégua Olímpica começou sete dias antes do início dos Jogos Olímpicos, a 4 de Fevereiro de 2022, e termina sete dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos, a 13 de Março.
O COI lembrou que o presidente Thomas Bach apelou, na Cerimónia de Abertura de Pequim 2022, às autoridades políticas para observarem o “compromisso com esta Trégua Olímpica” e na Cerimónia de Encerramento pediu para se inspirarem no “exemplo de solidariedade e paz” dado pelos atletas olímpicos.
“Após os eventos recentes, o COI está profundamente preocupado com a segurança da Comunidade Olímpica na Ucrânia”, diz o comunicado, que informa ter sido constituída uma task-force “para monitorizar de perto a situação e coordenar a assistência humanitária aos membros da referida Comunidade, sempre que possível”.