Esta terça-feira, dia 22 de Fevereiro de 2022, ficou marcado – e por certo ficará ainda mais – pela colocação da primeira pedra do que será a nova sede da Liga Portugal, mantendo-se a cidade do Porto como polo principal da aglutinação do futebol profissional em Portugal.
Designada como Arena Liga Portugal, esta nova página da Liga Portugal será edificada na Rua Padre Diamantino Gomes, na freguesia de Ramalde (Porto), numa obra emblemática que transpirará futebol, conciliando requinte e inovação, momentos de formação e fomento de negócios, bem como momentos de convívio e lazer.
A cerimónia contou com a presença de personalidades da esfera política e desportiva nacional, bem como de entidades comerciais e empresariais do País, que aceitaram o convite do Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, sendo que ambos, durante a cerimónia e num gesto simbólico, depositaram um manuscrito assinado, uma bola e uma camisola na pedra, transformada em cápsula do tempo, que acompanhará o processo de construção da Arena Liga Portugal, um dos grandes projectos do líder e da actual Direcção do organismo.
“Esta é uma história iniciada pelos antigos antecessores, com destaque para Pinto da Costa e o major Valentim Loureiro, que tiveram uma visão única para o Futebol Profissional em Portugal. O lançamento da futura Arena Liga Portugal vai muito além da Liga Portugal e das fundações que já aqui vislumbramos. O que aqui fazemos hoje é plantar o futuro do Futebol Profissional em Portugal”, salientou Pedro Proença, o presidente da Liga no discurso proferido, nesta terça-feira, a propósito.
“O Futebol é uma indústria com forte peso na economia. Assim os comprovam os mais de 550 milhões de euros, com os quais contribuímos para o PIB na última temporada. Esta obra que aqui realizamos será a casa das reflexões e encontro de todos quanto gostam desta actividade. Falo da centralização, que mudará o paradigma do futebol em Portugal e que nos vai permitir estar no primeiro plano do futebol europeu. A Arena também é de extrema importância para todos, porque será a verdadeira casa para todos os clubes que, seguramente, dará nova dinâmica ao tecido socioeconómico da cidade do Porto” – continuou Pedro Proença, que acrescentou ainda – que “será um edifício autossustentável, agregador de negócios, anfitriã de start-ups, centro incubador de negócios, de ideias e de brainstorming, além de um edifício vanguardista ecológico e equipado com tecnologia de ponta. E nada melhor do que abrir com chave de ouro e anunciar que vai abrir a primeira licenciatura em Organização e Gestão para o Futebol Profissional”, tendo sublinhado ainda a “importância da colaboração da Câmara Municipal do Porto”.
Dirigindo-se expressamente ao edil da cidade portuense, Proença referiu que o Dr. Rui Moreira “um verdadeiro visionário, porquanto desde a primeira hora que quis embarcar connosco nesta ambiciosa empreitada de definir o amanhã. Um amanhã que assinalamos hoje, mas que herdamos de antigos presidentes da Liga Portugal. Juntos vamos construir uma nova sede para a Liga Portugal. Hoje fazemos história, de um passado que nos orgulha. O futuro nasce aqui”.
O gestor de projecto, Eng. Luís Silva, focou as valências que o novo edifício trará, não só à Cidade Invicta, mas também a todos aqueles que poderão usufruir das instalações da nova Casa do Futebol Profissional que, a propósito, salientou que “este projecto será marcante. É um equipamento que rapidamente se vai impor na ‘landscape’ da cidade do Porto, com três elementos marcantes: a praça que permitirá vários eventos ‘outdoor’, a envolvente ajardinada que poderá ser usada por todos e, por fim, a cereja no topo do bolo, que é a pele do edifício numa malha que remete para as formas hexagonais de uma bola de futebol”.
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto recordou o caminho percorrido até ao dia em que começa a ser construída a nova casa de todas as Sociedades Desportivas, aproveitando para salientar que “este é um momento simbólico. A Câmara Municipal do Porto cede o terreno à Liga Portugal, mas é a Liga Portugal que assume o investimento para a construção desta nova sede estimada em 18 milhões de euros. Ainda assim, e aqui chegados, gostava de tecer considerações sobre o caminho que nos trouxe até aqui”, tendo recordado a primeira conversa que teve com o presidente da Liga sobre este assunto.
Rui Moreira historiou que “Pedro Proença veio ter comigo, há sensivelmente três anos, dizendo que a Liga precisava de novas instalações e que essa ambição fazia parte de algo maior. Não se resumia a um novo edifício. Transmitiu-me que a nova sede devia permanecer no Porto. Há três anos não havia uma maquete, havia uma ideia, um plano e uma vontade comum de manter a sede na cidade, contrariando aquela que tem sido a debandada de várias instituições públicas para Lisboa, tendo sublinhado as vantagens que a Arena Liga Portugal trará à cidade e a inovação que será parte integrante do novo edifício e que terá características únicas ao nível da investigação e formação”.
Quanto à nova infra-estrutura, é um edifício auto-sustentável ao serviço do Futebol Profissional e seus parceiros, que reforçará a dinâmica socioeconómica da cidade e do País. A Arena Liga Portugal será um ponto de encontro e desenvolvimento de negócios, tanto a nível nacional como internacional, num espaço equipado com a mais avançada tecnologia para aprendizagem e ‘coworking’, com destaque para incubadora de empresas através da criação de nove salas para receber start-ups ligadas ao futebol.
Para além disso, o interior do edifício apresentará uma sala multiusos para realização de eventos, quer da Liga Portugal quer de entidades externas, um auditório com capacidade para 300 pessoas, um restaurante/bar aberto ao público, bem como espaços para formação, num ambiente ideal para as Pós-Graduações Liga Portugal.
Por outro lado, o majestoso e funcional, edifício será ainda dotado de uma área comercial, também aberta ao público para venda de produtos Liga Portugal e das Sociedades Desportivas, um museu do Futebol Profissional e uma zona de futebol High-Tech para actividades ligadas à performance e desempenho de jovens jogadores, realização de festas e team buildings.
Edifício icónico também do ponto de vista arquitectónico, com conclusão e inauguração prevista para 2023, o exterior da Arena Liga Portugal permitirá luminosidade no interior, inovando pelo facto de também funcionar como ferramenta de promoção e comunicação do Futebol Profissional Português, assumindo-se como um baluarte para o futuro, em perfeita harmonia com a envolvência paisagística da cidade e com a comunidade local.