Sábado 24 de Novembro de 4587

F. C. Porto segue na frente mas Braga ainda pode recuperar na segunda mão na Liga Europa

LigaEuropaBraga-21-10-2021Ao vencer a Lazio, o F. C. do Porto deu o primeiro passo, esta quinhta-feira, para seguir em frente na Liga Europa – ainda que falte o jogo da segunda mão – enquanto a derrota do Sporting de Braga vai obrigar a um esforço redobrado, mas possível, para também avançar.

Na partida realizada no Estádio do Dragão, os portistas foram surpreendidos pelo golo inicial alcançado pela Lazio, quando Zaccagni (23’), surgindo só na pequena área de uma defesa portista desatenta, e abriu o activo.

Na marcação de um pontapé de canto, inicialmente previsto na forma tradicional, Pepe e os seus companheiros não viram que, de forma rápida, o referido canto foi transformado em curto, com Luis Alberto a endossar a Pedro que meteu no miolo da pequena área onde surgiu, de rompante, Zaccagni a fazer o golo, ante a ausência dos centrais portistas naquela zona.

Ainda que tivessem dominado as estatísticas do jogo – 21-7 em remates, dos quais 5-2 para a baliza, numa posse de bola de 44/56%, aqui para a Lazio – o F. C. Porto teve que “aguardar” que alguém surgisse mais lúcido para tentar mudar o caminho que não tinha começado bem.

O que se verificou depressa (37’) quando Toni Martinez, na sequência de um centro da direita, saltou mais alto entre os centrais italianos e cabeceou para fazer o empate, com que se chegou ao intervalo.

No início do segundo tempo, nova oportunidade para os portistas marcarem, o que não escapou ao olhar atento (49’) do mesmo Toni Martinez, que fez o bis depois de uma arrancada de João Mário pela direita, que levou a bola até perto da linha final e centrou tenso para o miolo da pequena área, onde se limitou a desviar, coma perna esquerda, a bola para dentro da baliza.

Em vantagem, o Porto abrandou um pouco e aproveitou a Lazio para tentar chegar, no mínimo, ao empate, o que não conseguiu, nem mesmo Martinez que teve o 3-1 nos pés, depois de se isolar, pela esquerda, entrar na área e rematar forte, mas com o golo a ser salvo (52’) pelo guardião italiano com uma palmada pela linha final.

Um triunfo que também ajuda Portugal no Ranking da UEFA, ainda que a diferença para a França (5ª) seja de um atraso de cerca de cinco pontos, o que é significativo.

E com a derrota sofrida pelo Sporting de Braga – ao perder na Moldávia por 2-0 – também a não ajudar, resta esperar pelos jogos da segunda mão para ver se ainda é possível recuperar.

No encontro realizado frente ao Sheriff (Moldávia) – que venceu o Real Madrid na fase de grupos – o Sporting de Braga, ainda que quase “dono” de todas as operações em campo (11-9 em remates, dos quais 4-2 para a baliza, numa posse de bola de 68/32%), não conseguiu esmerar-se em golos e acabou por perder.

Os golos dos moldavos foram obtidos por Traoré (82’) e Thill (43’) de grande penalidade, que deram uma vantagem que pode ser recuperada no jogo da segunda mão, em Braga, no dia 24 deste mês.

Nesta ronda e nos jogos realizados também esta quinta-feira, os resultados verificados foram os seguintes: Barcelona, 1 – Nápoles, 1; Zenit, 2 – Bétis, 3; Borussia Dortmund, 2 – Rangers, 4; Sevilha, 3 – Dinamo de Zagreb, 1; Atalanta, 2 – Olympiacos, 1 e RB Leipzig, 2 – Real Sociedad, 2.

© 4588 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.