Depois do último título ter sido conquistado há quase quatro anos, João Sousa como que “desapareceu” do mapa internacional, regressando neste domingo com o primeiro de muitos mais triunfos a alto nível.
No ATP 250 de Pune (Índia), Sousa teve que “suar” durante quase três horas para levar de vencido o finlandês Emil Ruusuvuori, que cedeu no último dos três jogos.
O internacional português venceu a primeira partida por 7-6 (9) – o que deu muito trabalho – tendo o adversário empatado face a um triunfo por 6-4, obrigando-se a estar na negra, onde Sousa foi rebuscar toda a “frescura” através de uma mente concentrada e focada no objectivo de ganhar o torneio, tendo vencido o derradeiro jogo por um expressivo 6-1.
Com este título, mais ou menos de “raiva”, Sousa parece estar disposto a voltar aos courts com mais força e poder atacar, de novo, o Estoril Open – este ano – com mais à vontade.
Foi o quarto título do número um nacional na actualidade no ATP Tour, sucedendo aos conquistados no Millennium Estoril Open (2018), Valência (2015) e Kuala Lumpur (2013).
Selecção nacional na Taça Davis
Por outro lado, a selecção nacional que vai enfrentar a Polónia, no play-off do Grupo I do Mundial da Taça Davis, no Complexo Municipal de Ténis da Maia, concentra-se no dia 28 deste mês, numa unidade hoteleira da cidade maiata.
João Sousa, Gastão Elias, Frederico Silva e Nuno Borges juntam-se a Rui Machado, seleccionador nacional na Taça Davis, durante o último dia de Fevereiro para, no dia seguinte, iniciar a preparação para a recepção à Polónia, em 4 e 5 de Março.
O sorteio da eliminatória, a disputar em terra batida, realiza-se em 3 de Março.