Os dois últimos jogos da 20ª jornada da Liga Bwin voltaram a colocar em transe o futebol nacional, porquanto o Benfica perdeu na Luz ante o Gil Vicente e o Sporting foi ao Jamor golear o B-SAD, cada vez mais isolado no fundo da tabela classificativa.
Decorria o minuto 11 quando os gilistas – que entraram em campo dispostos a vender cara uma eventual derrota – quando o marcador de serviço da equipa (Samuel Lino, agora com 7 golos) surgiu na grande área, fintou o defesa e, subtilmente, rematou forte e de repente para meter a bola entre Odysseas e o poste, com o guardião benfiquista algo estático, adormecido, com a rapidez do lance.
Galvanizados com o golo, os gilistas, através se uma exibição bem conseguida por Leautey, continuou a fazer recuar os benfiquistas, apesar destes terem rematado mais (23-12, dos quais 5-6 para a baliza), situando-se a grande pecha nos avançados, que não rematam.
Como se pode verificar na posse de bola (56/44%) a diferença não foi dilatada, tendo os forasteiros arte e manha suficiente para ir “empatando” os encarnados, cada vez mais secos e com faltas de ideias.
No segundo tempo, o Gil reforçou a vantagem, chegando ao 2-0 com um golo (64’) alcançado por Aburjania que, no seguimento de um pontapé de canto, não conseguiu saltar mais alto e levou a bola a bater na própria nuca e ser desviada para o canto superior esquerdo da baliza de Odysseas, que não conseguiu lá chegar.
Para além do nervoso do primeiro tempo, a meia hora do final do jogo ficar em desvantagem por dois golos ainda foi pior, que nem o golo apontado por Gonçalo Ramos (88’) conseguiu fazer reluzir o espirito (abatido) dos jogadores do Benfica, que não conseguiram mudar nada e alcançar a quarta derrota no campeonato, estando agora a seis pontos do Sporting e a doze do F. C. do Porto.
No final do encontro e na sala de imprensa do Estádio da Luz, Rui Costa, presidente do Benfica, viu-se como que obrigado a explicar-se, tendo começado por dizer que “assumo a responsabilidade pelo momento menos bom porque o Benfica está a passar, mas tenho de exigir aos profissionais do clube – e restante estrutura – que não se escondam do que se está a passar”.
Salientou que “quatro meses é pouco tempo para fazer algo, mas sei o que queremos para o clube, fazendo muito mais e melhor dentro do campo e não só. O Benfica não está a ser defendido, em especial na arbitragem”, tendo explicado que os casos que se verificaram “nos jogos com o Estoril, Moreirense, F. C. do Porto e frente ao Gil Vicente, houve decisões que prejudicaram o Benfica e isso te, que ser tratado com outros olhos”.
“Quero respeitar o futebol mas o Benfica exige que seja também respeitado dentro do campo”, concluiu Rui Costa.
No Jamor, o Sporting passeou a juba alta que o leão tem e brindou os sportinguistas com uma goleada (4-1), que não foi assim tão fácil como se previu quando (17’) já vencia por 2-0, com golos de Paulinho (que ressuscitou em face da presença na equipa de Edwards e Slimani) e Porro.
Com um excelente golo obtido por Camará (21’) o B-SAD reduziu mas Sarabia descansou os sportinguistas quando (45+2’) fez o 3-1, para gáudio dois leões, que voltaram a reagir e (45+2’) chegaram ao 3-1 por intermédio de Sarabia.
No segundo tempo, o domínio foi intenso por parte do clube de Alvalade (16-6 em remates, dos quais 6 para a baliza), tendo Paulinho fixado o resultado final nos 4-1, com um golo obtido no início do segundo tempo.
Na classificação, o F. C. do Porto continua a liderar (56 pontos), à frente do Sporting (50) e 44 do Benfica, seguindo-se Sporting de Braga (38), Gil Vicente (33), Guimarães (27), Estoril (26), Portimonense (25), Marítimo (24), Santa Clara (23), Vizela (22), Paços Ferreira (20), Tondela (20), Boavista (19), Arouca (18), Famalicão (17), Moreirense (16) e B-SAD (12).
Nos marcadores, Darwin (Benfica) continua líder (15 golos), à frente de Luis Diaz (FCPorto), com 14; Taremi (FCPorto), Fran Navarro (Gil Vicente) e Ricardo Horta (Braga), todos com 11;, salientando-se a chegada ao grupo dos 5ºs lugares de Paulinho (Sporting), ao completar 8 golos, tal como Estupiñán (Guimarães), Banza (Famalicão) e André Franco (Estoril).
Se tudo estiver correcto, a 21ª ronda inicia-se neste sábado, com os jogos Marítimo-Estoril (15h30), Paços Ferreira-Portimonense (18h) e Guimarães-Braga (20h30).