A derrota sofrida pelo Estoril em Moreira de Cónegos, esta terça-feira, foi a principal surpresa – se assim se poderá considerar – do primeiro terço de jogos a contar para a 16ª jornada da Liga Bwin.
Ainda que tivesse mantido uma superioridade ao longo dos noventa minutos, os canarinhos da linha de Cascais não deram conta do recado e não conseguiram anular a vantagem de um golo que o Moreirense construiu (28’) através de Rafael Martins.
Com 13-6 em remates, dos quais 4-3 para a baliza, e uma posse de bola de 68/32%, o Estoril não encontrou antídotos para superar uma maior coesão técnico-táctica dos moreirenses, que redundaram num excelente triunfo, ainda que se mantenha nos lugares finais da classificação.
Vitória caseira (2-0) também conseguiu o Marítimo sobre o Vizela, aqui com os homens da Pérola do Atlântico a dominarem de forma perfeita para conquistarem os três pontos, pese embora contra apenas dez jogadores, dado que Nuno Moreira (45’+1’) foi expulso com cartão vermelho, o que facilitou a manobra colectiva dos maritimistas.
Tagueu (54’), de grande penalidade e Guitane (72’) foram os “carrascos” do Vizela, com vantagem global do Marítimo: 11-7 em remates, dos quais 5-1 para a baliza, com uma posse de bola de 59/41%.
No terceiro jogo desta primeira parte da ronda 16, o Gil Vicente foi vencer (3-0) a Tondela, numa partida em que os gilistas dominaram por completo: 13-8 em remates, sendo 6-2 para a baliza e uma posse de bola de 54/46%.
Murilo (58’), Matheus Bueno (77’) e Boubacar (90+3’) foram os marcadores dos golos.
Nesta quarta-feira, Famalicão-Belenenses SAD (17h), Guimarães-Boavista (19h) e Sporting-Portimonense (21h) cumprem a segunda parte da 16ª jornada da Liga Bwin.