O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO participou na 9ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, entre 14 e 16 de Dezembro, organizada pelo Geopark Jeju Island, na República da Coreia, mas que devido às restrições impostas pela pandemia decorreu online. O evento reuniu centenas de especialistas em Geoparques de 52 países que durante 3 dias partilharam projectos e discutiram os desafios dos seus territórios.
Na sessão científica dedicada às mudanças climáticas e riscos geológicos em geoparques, a equipa técnica do Geopark Naturtejo apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito da redução do risco de incêndios florestais, dando a conhecer alguns projectos e iniciativas ao nível da educação e sensibilização ambiental desenvolvidos em colaboração com os municípios, ao longo dos últimos anos.
O Geopark Naturtejo participou também na apresentação da Estratégia de Geoturismo dos Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal, em parceira com os restantes geoparques portugueses (Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela). Foram partilhados os projectos conjuntos em desenvolvimento com o Turismo de Portugal relativos à qualificação da oferta turística destes territórios classificados, a nível nacional.
No que respeita colaborações internacionais, o Geopark Naturtejo participou ainda num trabalho sobre a marca internacional GEOfood, em implementação no território e que está a ser estudada no âmbito do projecto de investigação “IGCP 726 – GEOfood para o Desenvolvimento Sustentável em Geoparques Mundiais da UNESCO”, financiado pelo Programa Internacional de Geociências da UNESCO.
Considerando o importante papel dos jovens enquanto agentes de mudança nos seus territórios e comunidades decorreu, integrado neste evento, o Primeiro Fórum da Juventude dos Geoparques Mundiais da UNESCO, onde Portugal e os Geoparques portugueses estiveram representados. Jovens entre os 18 e os 24, de 44 países, discutiram e contribuíram para as estratégias, políticas e programas da Rede Global de Geoparques.
Em paralelo decorreu também o 1º Festival de Cinema da Rede Global de Geoparques, onde o Geopark Naturtejo participou e onde estiveram a concurso 62 filmes.