Ao derrotar o Gil Vicente, este sábado e no seu próprio recinto, o Sporting deu mais um passo na liderança da Liga Bwin, completando a décima vitória consecutiva e a 13ª na competição, numa partida com alguns casos à mistura, ainda que sem influir no resultado final.
A expulsão de Fujimoto (12’) e Luis Neto (22’) – o primeiro por pisar o pé de um jogador do Sporting e, o segundo, por dar uma cabeçada no avançado gilista – colocou as duas equipas com dez jogadores em campo, numa primeira parte que ficou ainda assinalada pela falha, na transformação de uma grande penalidade, de Pedro Gonçalves, que rematpu à figura do guarda-redes da equipa caseira.
No segundo tempo, Nuno Santos (53’) colocou o Sporting a vencer, seguindo-se (64’) Gonçalo Inácio a aumentar para 2-0 e, sobre o final da partida (90+3’) com Daniel Bragança a fechar com o 3-0, golos obtidos em jogadas simples, aproveitando uma certa apatia da defesa gilista.
O Sporting dominou em todos os capítulos, com 53/47% na posse de bola, com 17-7 remates, dos quais 9-4 para a baliza.
No Tondela-Paços de Ferreira, a surpresa surgiu da parte dos visitantes, que conseguiram marcar (81’) de grande penalidade e por intermédio de Denilson, numa partida em que os da casa foram sempre superiores: 54/46% na posse de bola, 12-9 em remates, dos quais 9-5 para a baliza.
Mas como superioridade geral não é tudo, quem mete golos venceu. A felicidade esteve do lado do Paços de Ferreira.
Na outra partida deste sábado, Portimonense e Arouca empataram (1-1), com os visitantes a chegarem primeiro ao golo (52’) por intermédio de André Silva, tendo os algarvios empatado (71’) por Luquinha (71’).
Os visitantes lideraram nos remates (19-12, dos quais 6-5 para a baliza), numa posse de bola de 61/39% para o Portimonense que não confirmou em golos a supremacia demonstrada.
Neste domingo, Benfica-Marítimo e Boavista-Moreirense jogam pelas 17 horas, seguindo-se o Vizela-F. C. Porto (19h) e o Sporting de Braga-Belenenses SAD (21h).