Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani abandonou o país, após os talibãs conquistarem a maioria das províncias, surge agora um grupo de líderes políticos que formou o Conselho de Coordenação, que vai levar o país até a transição do poder . Hamid Karzai, ex-presidente do país e membro deste conselho, afirmou quer “o Conselho de Coordenação formado depois da saída de Ashraf Ghani e de outros responsáveis do país, é para uma melhor gestão dos assuntos da paz e da transição pacífica”.
Os talibãs, estão de regresso ao poder no Afeganistão, após 20 anos de guerra (governaram de 1996 a 2001), impondo uma interpretação radical da ‘sharia’ (lei islâmica), o Conselho de Coordenação vai procurar negociar com os rebeldes por uma solução política para o conflito.
Entretanto o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou que a Aliança Atlântica está a ajudar a garantir a segurança do aeroporto de Cabul para permitir a retirada de cidadãos ocidentais do Afeganistão face ao avanço da ofensiva talibã, onde praticamente todos os funcionários americanos se encontram, após a bandeira norte-americana ser retirada da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, à espera de sair do Afeganistão.