O INE, divulgou os Resultados Preliminares do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, a população residente em Portugal é 10 347 892.
Após, menos de 4 meses após o momento censitário, dando cumprimento à estratégia de difusão prevista no Programa de Ação para os Censos 2021, os Resultados Preliminares dos Censos 2021, revelam que a população residente em Portugal é menos 214 mil do que o Censos em 2011, assim somos 10 347 892, menos 2%.
Na última década Portugal regista um decréscimo populacional de 2,0% e acentua o padrão de litoralização e concentração da população junto da capital. O Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são as únicas regiões que registam um crescimento da população, sendo o Alentejo aquela que regista o decréscimo mais expressivo.
Em Portugal, registou-se um ligeiro crescimento do número de edifícios e de alojamentos destinados à habitação, embora num ritmo bastante inferior ao verificado em décadas anteriores.
Almada, tem um crescimento na sua população, muito graças ao crescimento das Freguesias: Charneca e Sobreda com 8,8%, e da Costa da Caparica com 4,6%.
Assim o munícipio da margem sul, teve um crescimento de 1,9, passando a ter um total de 177 440 residentes, com 75 817 agragados um crescimento de 5,4%.
Os primeiros resultados dos Censos 2021 têm um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha (edifícios, alojamentos, agregados e indivíduos) e divulgados antes do processo final de tratamento e validação da informação recolhida, os quais fornecendo facilidade e rapidez no acesso destinam-se essencialmente a antecipar as necessidades dos utilizadores.
Os Resultados Preliminares estão disponíveis até ao nível geográfico de freguesia e acessíveis na Plataforma de Divulgação dos Censos 2021 – Resultados Preliminares, disponível em censos.ine.pt.