Domingo 23 de Novembro de 9884

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em dia de abertura oficial

DR

DR

Se nada de anormal se passar no decorrer da noite desta quinta-feira, os Jogos Olímpicos de Verão 2020 serão abertos esta sexta-feira, ante toda a realeza japonesa e os mandatários de poucas das altas figuras do total do continente europeu.

Por um lado porque a pandemia está latente e, até, a aumentar o número de casos em quase toda a Europa e, por outro, porque não se conhece a realidade no local de “Operações” do Comité Director dos Jogos Olímpicos de Verão, com responsáveis locais a, segundo alguma imprensa divulgou, guardarem para esta sexta-feira a decisão final.

Daí que se aguarde que, ainda nesta madrugada de sexta-feira, possa ser dado um sinal quanto ao que vai acontecer (ou não) aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Se bem que esta sexta-feira seja marcada pela inauguração oficial, sem grande floreado porque as bancadas do estádio olímpico vão estar vazias de público, pelo que os discursos, o fogo-de-artifício, os efeitos especiais, o acender da pira olímpica como que estarão algo “murchos” para aquilo que se esperava.

No mesmo estádio, o número de atletas em desfile também deverá ser reduzido porque, ao mínimo descuido, o “desastre” poderá ser total, como está a acontecer com os jornalistas nomeados para fazerem a cobertura para os múltiplos países que estará em cadeia aberta, que foram obrigados a fazerem uma quarentena de 14 dias, ainda que portadores de toda a documentação médica relativamente à vacinação feita a propósito da pandemia do covid-19.

Ainda assim, as competições já se iniciaram nesta quinta-feira, com a realização dos jogos da primeira ronda de apuramento nos torneios de Futebol e Softball.

Na dita rainha dos estádios, o Japão abriu a vencer (1-0) a África do Sul, enquanto o México derrotou (4-1) a França, no que respeita ao grupo A. No B, a Roménia ganhou (1-0) às Honduras, enquanto a Nova Zelândia também venceu, pelo mesmo resultado, a Coreia do Sul.

No C, a Austrália ganhou (2-0) à Argentina e o Egipto e Espanha empataram (0-0), sendo que, no grupo D, o Brasil goleou (4-2) a Alemanha e a Costa do Marfim derrotou (2-1) a Arábia Saudita.

A segunda jornada terá lugar no domingo (dia 25).

Na competição feminina, o Japão e o Canadá empataram (1-1), enquanto a Grã-Bretanha venceu (2-0) o Chile, a contar para o grupo E. No F, o Brasil goleou (5-0) a China e a Holanda “destruiu” por completo (10-3) a Zâmbia. No G, a Austrália derrotou (2-1) a Nova Zelândia e a Suécia ganhou (3-0) aos Estados Unidos da América.

Os jogos dos grupos A, B, C e D jogam-se neste sábado (24).

No Softball (feminino), completou-se nesta quinta-feira a segunda jornada, tendo a Austrália sido goleada (8-1) pelo Japão, os Estados Unidos venceram (2-0) a Itália e o Canadá goleou (4-0) o México.

Na primeira ronda, a Austrália tinha vencido (1-0) a Itália, o Japão derrotou (3-2) o México e os EUA venceram (1-0) o Canadá.

Na classificação, o Japão e os Estados Unidos da América somam duas vitórias e seguem no comando, seguidas da Austrália e Canadá (um triunfo cada), com a Itália e o México a zeros.

A terceira ronda está marcada para sábado (24).

Nesta sexta-feira (23), abertura das competições no Tiro com Arco, Ciclismo (prova de estrada) – onde haverá medalhas em disputa – e Remo, não havendo portugueses em acção.

Aguardemos com serenidade o que se passará na madrugada desta sexta-feira, sabendo-se que existe uma décalage de oito horas (meia-noite de quinta-feira, equivale a oito horas da manhã de sexta-feira em Tóquio).

© 9884 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.