As Federações de Andebol, Basquetebol, Futebol, Patinagem e Voleibol reuniram-se com uma delegação do Partido Comunista Português com o intuito de debaterem temas relacionados com a retoma da prática desportiva e projectos no âmbito do programa de resiliência.
O grupo das cinco federações correspondeu ao pedido do Partido Comunista Português, cujo Secretário-Geral, Jerónimo de Sousa, marcou presença na reunião que se realizou na Cidade do Futebol acompanhado por Patrícia Machado, da Comissão Política do Comité Central e responsável pela área do Desporto, e Alma Rivera, membro do Comité Central e deputada do PCP na Assembleia da República.
Jerónimo de Sousa fez questão de “valorizar muito o encontro, durante o qual procurámos ouvir a opinião das federações, saber quais são os problemas centrais colocados, qual a perspectiva em termos de futuro do Orçamento de Estado e particularmente em termos de atribuição das verbas necessárias para o relançamento da actividade desportiva”.
O Secretário-Geral do Partido Comunista Português classificou o momento de “enriquecedor, tendo em conta a experiência que estes dirigentes têm” e deixou uma garantia: “Assumimos o compromisso, através da nossa actividade parlamentar e de propostas de iniciativas legislativas, de corresponder àquilo que são necessidades absolutas para a área do desporto que simultaneamente combatam a covid-19 e façam voltar a normalidade”.
Para Jerónimo de Sousa não há dúvidas que “o povo português precisa muito do desporto. Essa foi uma ideia central falada nesta conversa: a contribuição que uns e outros podem dar para a valorização do desporto, como um bem público, um bem nacional, um princípio democrático que a Constituição da República aponta.”
O presidente da FPF, Fernando Gomes, foi o anfitrião do encontro no qual marcaram presença os líderes das restantes federações Miguel Laranjeiro (Andebol), Manuel Fernandes (Basquetebol), Luís Sénica (Patinagem de Portugal) e Vicente Araújo (Voleibol).