O Millennium Estoril Open’2021, que foi apresentado esta terça-feira, vai contar com um elenco de luxo e a presença recorde de cinco tenistas do top 20 – numa mescla entre jovens e veteranos – no que será a sexta edição do principal torneio da modalidade que se efectua em Portugal.
Para este ano, há a destacar as estreias de Diego Schwartzman (9º ATP) e Cristian Garin (20º) e os regressos de Gael Monfils (14º), Pablo Carreño-Busta (15º e campeão da prova em 2017) e Fabio Fognini (17º), sem esquecer Richard Gasquet (vencedor em 2015) e, em especial, o melhor português de sempre, João Sousa (campeão em 2018), esperando-se que recupere a “alma” de outros tempos (é o actual 103º do ATP).
Organizado pela 3LOVE com um prize-money de 481 mil euros, o maior evento tenístico português tem lugar entre 24 de Abril e 2 de maio e vai decorrer sob condições muito especiais, sem público presente no recinto e em segurança máxima, depois de em 2020 ter sido impossível a sua realização devido à pandemia que então provocou uma interrupção de seis meses no circuito de ténis profissional.
Para João Zilhão, “vamos ter um torneio excelente e com um recorde de cinco tenistas no top-20, pese embora a nossa missão para este ano seja dificultada pelas circunstâncias conhecidas de todos, mas que, para nós, era essencial realizar o evento em 2021 e mostrar que estamos de volta”.
O CEO da organização, adiantou ainda que “o Millennium Estoril Open não pode dar-se ao luxo de não se jogar em dois anos consecutivos sob pena de colocar em causa a sua futura permanência no calendário do ATP Tour. Infelizmente, não poderemos contar com os aficionados que normalmente esgotam as bancadas do Clube de Ténis do Estoril, mas estamos a trabalhar para que os adeptos de ténis por esse mundo fora possam acompanhar todas as incidências da prova e o perfume do concelho de Cascais por via digital, disponibilizando para isso os melhores meios e os melhores conteúdos”.
João Zilhão salientou também que “para a realização da sexta edição do Millennium Estoril Open foi vital o apoio prestado pela família de patrocinadores, que manteve a confiança no projecto. Sem eles seria impossível manter este histórico evento vivo em Portugal”, referindo-se especificamente à Câmara Municipal de Cascais e ao Millennium bcp, enquanto parceiros fundadores do projecto em 2015, que se mantêm como principais suportes.
Culminou a intervenção ao afirmar que “não posso deixar de agradecer a todas as entidades que estão connosco, reconhecendo todas as mais-valias que podemos proporcionar num contexto tão especial e investindo claramente num futuro que se pretende de regresso à normalidade”.
Soube-se, esta segunda-feira, que o primeiro (dos três wildcards) foi entregue ao campeão português João Sousa, precisamente no dia em que comemorou o 32º aniversário, enquanto os restantes dois convites só serão conhecidos mais perto do sorteio do quadro principal, que terá lugar às 15 horas do dia 24 de Abril, o sábado que dá início à fase de qualificação.
A lista dos jogadores escolhidos é composta pelos seguintes elementos (indicando-se também o lugar no ranking ATP):
1. Diego Schwartzman (Argentina) – 9.º
2. Gael Monfils (França)- 14.º
3. Pablo Carreño-Busta (Espanha)- 15.º
4. Fabio Fognini (Itália)- 17.º
5. Cristian Garin (Argentina)- 20.º
6. Ugo Humbert (França)- 30.º
7. Benoit Paire (França)- 33.º
8. Filip Krajinovic (Sérvia)- 35.º
9. Alexander Bublik (Cazaquistão)- 44.º
10. Albert Ramos-Vinolas (Espanha) – 47.º
11. Jérémy Chardy (França)- 49.º
12. Richard Gasquet (França)- 50.º
13. Lloyd Harris (África do Sul)- 52.º
14. Alejandro Davidovich Fokina (Espanha)- 55.º
15. Cameron Norrie (Grã-Bretanha) – 56.º
16. Frances Tiafoe (EUA)- 58.º
17. Jordan Thompson (Austrália)- 60.º
18. Pablo Andujar (Espanha)- 61.º
19. Fernando Verdasco (Espanha)- 72.º
Como “alternates” estão convocados:
20. Pablo Cuevas (Uruguai)- 73.º
21. Pierre-Hugues Herbert (França) – 74.º
22. Corentin Moutet (França)- 75.º
23. Soonwoo Kwon (Coreia) – 79.º
24. Federico Delbonis (Argentina)- 80.º
25. Lucas Pouille (França)- 81.º
De referir, ainda, que aos 19 tenistas com entrada directa se juntarão dois Special Exempt (ou dois alternates, caso não haja jogadores nessa situação), quatro qualifiers e dois wild-cards, sendo que a definição de todos os protagonistas (nesta primeira apresentação) será feita nesta terça-feira.