Sexta-feira 23 de Novembro de 1195

Famalicão empatou Sporting de Braga e F. C. Porto regressou ao segundo lugar na Liga NOS

O Sporting de Braga, na deslocação ao vizinho Famalicão, não conseguiu jogar o suficiente para regressar a casa com mais três pontos, pelo que deixou dois pelo caminho e cedeu o segundo lugar aos portistas, agora com mais um do que os bracarenses.

Liga Portugal

Liga Portugal

Foi um jogo aguerrido, com alguma emoção, em que os famalicenses lograram um empate apesar de terem dominado no número de remates (17-9, dos quais 5-3 para a baliza) – no que deu um empate a duas bolas – com a posse de bola a não ter grande influência no desenrolar do jogo, porquanto foi equilibrada (48/52%).

Mais assertivo na parte inicial, o Famalicão conseguiu marcar primeiro (18’), com um golo obtido por Anderson que, no seguimento de um livre da autoria de Rúben Vinagre, que levou a bola até ao centro da área onde, numa luta de seis (defesas) contra dois (atacantes) foram os forasteiros que aproveitaram a “atrofia” dos bracarenses, com a bola a sobrar para Anderson, que não perdoou.

O Braga respondeu rapidamente e (36’), Ricardo Horta recolou o Braga ao primeiro empate, num golo marcado de grande penalidade, na sequência de uma falta cometida sobre o avançado bracarense que, segundo o VAR, não houve dúvidas sobre a sua legalidade.

Na transformação da grande penalidade, Ricardo Horta teve a felicidade do guardião famalicense defender a bola mas cair para dentro da baliza, tal a força do remate do jogador bracarense.

Aproveitando esta oportunidade, o Braga tratou de forçar o andamento, quiçá aproveitando o efeito psicológico negativo face à grande penalidade, tendo chegado ao 2-1 pouco depois (39’).

No seguimento do pontapé de canto marcado por Ricardo Horta, o defesa Tormena afastou a bola, que acabou por seguir para Elmusrati que se limitou a empurrar a bola para dentro da baliza.

No segundo tempo, Ivo Rodrigues (56’) atirou ao poste, de longe, e tudo ficou na mesma, se bem que o Famalicão também não baixou os braços, porquanto era preciso tentar ganhar, mais a mais na estreia de um novo treinador.

Não conseguiu vencer mas ainda chegou (87’) ao 2-2, com um golo da autoria de Heriberto, no seguimento de um pontapé de canto que colocou a bola em Valenzuela , que passou para o marcador empatar com justiça, corroborando até o que as estatísticas demonstraram.

Com este empate, o Sporting de Braga baixou ao terceiro posto, enquanto o F. C. do Porto voltou ao segundo lugar, pelo menos até à próxima jornada.

Por seu lado, o Famalicão conquistou um ponto mas mantém-se no fundo da tabela, em zona de descida de divisão.

Concluída, esta segunda-feira, a 23ª jornada, o Sporting continua líder, agora com 61 pontos, seguido do F. C. Porto (51), Sporting de Braga (50), Benfica (48), Paços de Ferreira (41), Vitória de Guimarães (35), Santa Clara (31), Moreirense (30), Rio Ave (26), Belenenses SAD (25), Tondela (24), Portimonense (23), Gil Vicente (22), Nacional, Boavista e Marítimo (21), Famalicão (20) e Farense (19).

Nos marcadores, Pedro Gonçalves (Sporting), com 15, também continua a comandar, agora com Seferovic (Benfica) mais perto (13), enquanto Sérgio Oliveira (F. C. Porto) se sentou no terceiro lugar (11). Taremi (F. C. Porto) e Rodrigo Pinho (Marítimo) somam 9, Ricardo Horta (Braga) tem 8 e Thiago Santana (ex-Santa Clara), Estupinán (Guimarães) e Ryan Gauld (Farense), tem 7.

A 24ª ronda inicia-se na sexta-feira, com o jogo Gil Vicente-Nacional (20h30).

© 1196 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.