Sábado 23 de Novembro de 2024

Sporting segue com a vela desfraldada na liderança

Liga Portugal

Liga Portugal

Ao conseguir vencer em Tondela por um magro 1-0, o Sporting continua a liderar a Liga NOS, até este domingo de forma mais “solta”, quando joga o F. C. do Porto, faltando ainda esperar pela partida do Braga, na segunda-feira.

Num encontro marcado pela expulsão (55’) do sportinguista João Pereira, o Sporting confirmou as dificuldades que se esperavam, agravadas precisamente pela referida saída, o que podia ter “liquidado” a supremacia, em campo, dos leões.

Assim não aconteceu e a equipa de Rúben Amorim soube dar a volta ao texto, mantendo a vantagem em todos os parâmetros (62/38% em posse de bola, com 14-2 em remates, dos quais 4-2 para a baliza, de onde saiu o golo do triunfo leonino).

Apesar desta autoridade em campo, o Sporting “encruzilhou-se” na inoperativa cruzada à baliza adversária, o que foi agravado pela referida expulsão de João Pereira, obrigando os leões a terem que jogar 39 minutos apenas com dez unidades, ainda antes da marcação do golo, o que aumentou o “alarme” (ainda que controlado, mas só depois do jogo acabar).

Foi o sinal de que havia de arranjar uma solução, legal e regulamentar, para chegarem a triunfo. O que aconteceu e a diferença pontual para o Benfica manteve-se (13 pontos), com o resto a ficar guardado para este domingo e segunda-feira.

Num cruzamento feito por Nuno Mendes para a baliza, o defesa Martinez desviou, de cabeça, a bola mas para os pés de Pedro Gonçalves que, de imediato, a colocou nos pés de Tiago Tomás, para este marcar (81’) e confirmar o triunfo leonino.

No Estádio da Luz, o Benfica (2-0) teve a felicidade de (8’) ver o árbitro expulsar Chidozie com vermelho directo (falta quase em cima da linha da grande área, quando derrubou Seferovic que se encaminhava perigosa mente para a baliza), cartão que foi justificado porque seguia isolado.

Na estatística, é verdade que o Benfica dominou (77/23% de posse de bola, com 17-3 em remates, dos quais 7-0 para a baliza), supremacia que foi aumentada por terem jogado contra 10 durante 82’.

O Tondela ainda tentou “aguentar-se” mas Seferovic (42’ e 52’) não deixou, marcando os golos em duas jogadas tiradas quase a papel químico, ambas começadas por Diogo Gonçalves, que cruzou a bola para onde estava o atacante benfiquista, pronto a marcar.

Jogando em casa, o Santa Clara bateu o Portimonense (2-0) numa partida onde teve vantagem nas estatísticas, tendo os golos sido obtidos por Rui Costa (13’) e Carlos Júnior (90+2’).

Os açorianos lideram a posse de bola (52/48%) bem como os remates (18-11, dos quais 5-4 para a baliza), suficiente para chegar ao triunfo e dando azo a que o grupo formado pelas equipas colocadas entre o 10º e o 18º lugar ficarem cada vez mais perto uns dos outros.

No outro jogo da sessão deste sábado, o Belenenses SAD foi vencer (1-0) a Faro, mantendo os algarvios na última posição da tabela classificativa.

O golo foi obtido por Miguel Cardoso (78’).

Neste domingo, na continuação da 23ª jornada, jogam Moreirense-Rio Ave (15h), Guimarães-Gil Vicente (17h30) e F. C. do Porto-Paços de Ferreira (20h).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.