Decorreu hoje, 10 de março, entre as 8:30 e as 14:00 horas, o exercício NEAMWAVE’21, que visou testar o grau de prontidão do sistema de alerta para Tsunamis implementado na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS, na sigla em inglês).
O exercício é realizado conjuntamente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mas envolveu outras entidades.
Tratou-se de um exercício de comunicações durante o qual os diversos intervenientes de escalão nacional e internacional trocaram entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo responsável pela geração de um tsunami e o seu impacto na costa portuguesa.
O IPMA interveio no exercício na qualidade de Centro de Alerta de Tsunamis responsável pela monitorização, deteção e difusão de alertas de tsunami a entidades coordenadoras nacionais, bem como às entidades de gestão da emergência de vários países do Nordeste Atlântico, como Marrocos, Espanha, Reino-Unido, Dinamarca, França, Alemanha e Irlanda, entre outros.