Com um domínio quase absoluto, o F. C. do Porto conseguiu vencer o Marítimo, no Funchal, e regressar com os três pontos que o mantém na segunda posição da Liga NOS.
Ao contrário, os madeirenses – apesar de uma partida bem conseguida – não tiveram a manha suficiente para albergar nem que fosse um ponto e, por isso, baixaram aos últimos lugares da classificação (17 pontos), de parceria com o Farense.
Num livre marcado (a mais de quarenta metros) da linha de baliza, Sérgio Oliveira (15’) esteve na base do primeiro golo dos portistas, depois de a bola sobrevoar a área de uma ponta à outra, numa espécie de “carambola atrás de carambola”, com Uribe a aproveitar para rematar para golo, com o apoio de Leo Andrade que, ao desviar a bola com o braço, traiu o seu guarda-redes, golo que foi “validado” pelo VAR.
Com uma posse de bola final de 73/27%, os portistas garantiram o “preenchimento” de todo o campo, pressionaram mais (14-12 em remates, ainda que com 6-7 para a baliza), e aproveitaram as desatenções dos jogadores do Marítimo nos momentos cruciais da partida.
No entanto, a resposta dos madeirenses não se fez esperar e, seis minutos depois do golo dos portistas, Leo Andrade chegou ao empate, depois de se antecipar a toda a defesa do Porto e chegar primeiro à bola para bater Marchezin, depois de um canto marcado por Tagueu, golo que foi confirmado pelo VAR.
Zainadine (84’) cabeceou à base do poste e a bola saiu da zona de perigo, onde voltou, mas na baliza do Marítimo, quando (90+3’) Otávio transformou uma grande penalidade, no seguimento de uma grande penalidade provocada pelo defesa Marcelo (encostou-se a Francisco Conceição e este foi para o chão, porquanto o jogador madeirense esteva por trás do portista).
Concluída a 20ª jornada, o Sporting segue na liderança, somando 54 pontos, seguido do F. C. Porto (44), Sporting de Braga (43), Benfica (39), Paços de Ferreira (38), Guimarães (34), Moreirense e Santa Clara (25), Rio Ave (22), Nacional, Tondela e Belenenses SAD (21), Portimonense e Gil Vicente (19), Boavista e Famalicão (18), Marítimo e Farense (17).
Nos marcadores, Pedro Gonçalves (Sporting) lidera com 14 golos, à frente de Taremi e Sérgio Oliveira (F. C. Porto), com 9; Seferovic (Benfica), 8; Thiago Santana (Santa Clara), Rodrigo Pinho (Marítimo) e Ryan Gauld (Farense), com 7.
Guimarães e Boavista iniciam a 21ª ronda, jogando na sexta-feira (dia 26) pelas 20h30, sendo de salientar que o jogo grande será o F. C. Porto-Sporting, marcado para sábado (dia 27), às 20h30. O Sporting de Braga desloca-se ao Nacional (dia 28 – 20h), enquanto o Paços de Ferreira joga também no dia 27 (17h) no campo do Santa Clara, em Ponta Delgada (Açores).