O Santa Clara (Açores) foi a principal surpresa, até agora, na Taça de Portugal Placard, ao ir vencer (0-1) o Vitória de Guimarães, na cidade do Fundador, enquanto o Benfica “cilindrou” o Vilafranquense e o Porto afastou o Tondela.
Em termos de dificuldades, por certo que os vimaranenses não esperavam pelo resultado registado – ainda que o falecimento do jovem fisioterapeuta tivesse um “peso” significativo na mente de toda a “entouragem” do clube – em que apenas um golo (Júlio Romão, 8’) chegou para afastar os homens de Guimarães.
O F. C. do Porto, ainda que jogando em casa, teve que “suar” para levar de vencida a formação do Tondela, face ao 2-1 final, numa partida em que Taremi (4’) e Marega (24’) foram os “carrascos”, apesar da reposta de João Mendes (20’), num apuramento que se decidiu em 25 minutos.
Não sendo propriamente um resultado inesperado, ficou a saber-se que o Cova da Piedade esteve a um passo de “assustar” o Moreirense, mas este teve arte e manha para vencer os homens da margem sul por um sofrido 2-3.
Para fechar a terceira parte destes desasseis-avos, o Benfica goleou o Vilafranquense por um expressivo 5-0, uma decisão que ganhou muita força entre os 11 e 15 minutos, período em que os benfiquistas chegaram ao 3-0 e “acabaram” com o jogo.
Gonçalo Ramos (11’), Pizzi (13’) e Seferovic (15’) foram os “desestabilizadores” do resultado, complementado ainda pelo segundo golo de Seferovic (42’) e por Pedrinho, que encerrou a contagem (57’).
Esta segunda-feira terá lugar a quarta sessão, com os jogos Torreense-Amora (11h), Anadia-Estrela da Amadora (14h) e Olímpico do Montijo-Sporting de Braga (20h15).
A última sessão terá lugar no dia 23 de Dezembro, quando se conhecerem as últimas quatro equipas que vão integrar o sorteio dos oitavos-de-final, provenientes dos seguintes pares: Marítimo-Salgueiros, União Leiria-Gil Vicente, Belenenses SAD-Sporting Espinho e Nacional-Leixões.