O Sporting de Braga levou de vencido o Zorya (2-0) e conseguiu ficar empatado (13 pontos) com o Leicester, não conseguindo lograr chegar ao primeiro lugar para ser considerado cabeça-de-série para o sorteio dos dezasseis-avos, que se vai processar na segunda-feira, dia 14 de Dezembro.
O mesmo sucedeu com o Benfica que, apesar de ter dominado o jogo em todos os capítulos, não foi além de um empate (2-2) frente ao Standard de Liège, obtendo também o apuramento com o segundo lugar.
Os bracarenses também dominaram o jogo no que é o principal – 19-13 em remates, dos quais 6-2 para a baliza – “perdendo” apenas na posse de bola (48/52%), de somenos importância para o resultado final.
O Braga começou a ganhar com um autogolo (61’) de Joel Hanna na sua própria baliza, tendo Ricardo Horta elevado (sete minutos depois) para 2-0, resultado que foi até final, garantindo também o segundo ligar do grupo, conquanto o Leicester venceu (2-0) em casa o AEK e manteve a liderança porque derrotou o Braga no encontro entre ambos, que foi por onde os britânicos garantiram a primeira posição.
Em Liège, o Benfica andou sempre atrás do prejuízo, porquanto os belgas estiveram sempre na frente do marcador, pese embora os encarnados tivessem registado mais do dobro dos remates para a baliza (9-4) – num total de 18-11 realizados – o que os avançados da equipa da Luz não conseguiram concretizar, um deles (bola na barra) a poucos minutos de acabar a partir, que podia ter mudado a situação, referindo-se ainda que o Benfica também dominou na posse de bola (55/45%).
Assim sendo, resta esperar pelo sorteio dos dezasseis-avos, na segunda-feira, para se ver o alinhamento que o sorteio ditará.
Entretanto, as equipas apuradas são as seguintes: AC Milan (Itália), Ajax (Holanda)*, Antuérpia (Bélgica), Arsenal (Inglaterra), Benfica e Braga (Portugal), Brugge (Bélgica)*, Estrela Vermelha (Sérvia), Dinamo Zagreb (Croácia), Dynamo Kiev (Ucrânia)*, Granada (Espanha), Hoffenheim (Alemanha), Krasnodar (Rússia)*, Leicester (Inglaterra), Leverkusen (Alemanha), Lille (França),
Maccabi Telavive (Israel), Manchester United (Inglaterra)*, Molde (Noruega), Nápoles (Itália), Olympiacos (Grécia)*, PSV Eindhoven (Holanda), Rangers (Escócia), Real Sociedad (Espanha),
Roma (Itália), Salzburgo (Áustria)*, Shakhtar Donetsk (Ucrânia)*, Slavia Praga (R. Checa), Tottenham (Inglaterra), Villarreal (Espanha), Wolfsberg (Áustria) e Youngs Boys (Suíça).
(*Equipas que transitam da Liga dos Campeões)«
A primeira mão dos 16 avos-de-final está marcada para quinta-feira, 18 de Fevereiro, sendo a segunda mão a 25 de Fevereiro. O início dos jogos está marcado para às 17h55 e as 20h00, tal como na fase de grupos.
O sorteio dos oitavos-de-final é no dia 26 de Fevereiro.
No que se refere ao Ranking dos Países, a nota principal, para os portugueses, Portugal diminui a desvantagem para a França e aumento para a Rússia, o que é um excelente índice.
A Espanha continua a comandar, agora com 89,140 pontos, contra os 87,712 de Inglaterra. A seguir estão Itália (69,724), Alemanha (68,427), França (54,081), Portugal (45,749), Rússia (38,382), Holanda (35,400), Bélgica (36,100) e Áustria, que é 10ª, com 34,825