Sábado 23 de Novembro de 3202

Sporting empatou e F. C. do Porto recuperou pontos no Dragão

À nona jornada da Liga NOS o líder Sporting não foi além de um empate (2-2) frente ao Famalicão, enquanto o F. C. do Porto, vencendo (4-3) o Tondela em casa, diminuiu para quatro pontos a vantagem dos leões, o que pode “abrir” outras lutas para o futuro.

FERNANDO VELUDO / Liga Portugal

FERNANDO VELUDO / Liga Portugal

Ainda assim, há que aguardar pelos resultados dos jogos Belenenses SAD-Sporting de Braga e Benfica-Paços Ferreira, que estão a cinco pontos mas que vão dirimir forças no final deste domingo, se bem que a liderança leonina não será alterada.

Neste sábado, os leões dominaram em toda a linha (15-5 em remates, dos quais 6-2 para a baliza, com uma posse de bola de 65 contra 35%) mas não tiveram nem arte nem manha para conseguirem os três pontos, se bem que a partida tivesse dado “água pela barba” por alguns acontecimentos que podiam ter alterado outro rumo ao “placard” final.

O Sporting entrou a marcar (37’) com o líder dos melhores marcadores (Pedro Gonçalves) a fazer o gosto ao pé, depois de recolher a bola provinda de uma boa defesa do guardião famalicense, contornou dois defesas, virou-se para a baliza e remate forte, com o pé esquerdo, e fazer um golo de belo efeito.

Antes disso, Nuno Santos perdeu a oportunidade (22’) de marcar para os leões, ao denunciar demasiado o caminho que a bola ia tomar, na marcação de uma grande penalidade, que o guarda-redes da casa adivinhou e defendeu sem grandes problemas, aliás que originou uma eventual falta (na interpretação do árbitro) feita por Pedro Gonçalves, que tentou chegar à bola e não conseguiu, tendo tocado no guardião, o que valeu a mostragem de um cartão amarelo (23’).

Que, para quem não viu, foi fatal porque Pedro Gonçalves (80’) voltou a ser amarelado e foi expulso de imediato, deixando a equipa com menos um jogador, numa altura em os leões venciam por 2-1.

Entretanto, Gustavo Assunção (43’) fez o empate para o Famalicão, com o marcador a aproveitar uma falha (saída da baliza a destempo) do guardião sportinguista para cabear para a baliza deserta, sem que nenhum defesa estivesse por perto.

Na segunda parte, o Sporting continuou a manter a liderança no jogo e Porro (49’) fez o segundo golo, num remate de longe, em arco, directo ao canto superior esquerdo, sem defesa possível.

Ainda que dominando, o Sporting sofreu o empate (89’), com dez unidades por força da expulsão de Pedro Gonçalves, com um golo obtido por Jhonata Robert.

Respondendo à letra, Coates, a passe longe de Porro, saltou mais alto do que os dois defesas que foram ao encontro da bola, que acabou por entrar na baliza, mas não contando porque o árbitro (com VAR) marcou falta ao defesa sportinguista.

Num jogo “rijo”, o Sporting (falhou uma grande penalidade e o guardião teve culpas num dos golos dos famalicenses) acabou por arrecadar mais um ponto, naturalmente já “aprovado” prlo F. C. do Porto, que venceu o Tondela.

PORTO TONDELA

DR / Pedro Trindade

No Dragão, os portistas venceram pela diferença mínima (4-3), numa partida com muitos golos, com uma larga vantagem (16-4 em remates, dos quais 9-3 para a baliza, numa posse de bola de 71/29%) da equipa de Sérgio Conceição, mas que podia ter dado para o torto.

Zaidu (4’) abriu o marcador para os portistas, mas Mario Gonzalez empatou (20’) e Rafael Barbosa colocou o Tondela na frente ao fazer o segundo golo (20’).

Marega estava atento e (36’) empatou primeiro e colocou o resultado em 3-2 (48’), para Taremi (56’) chegar ao 4-2 para o Porto, parecendo que o resultado estaria feito.

Mas ainda houve tempo para Mario Gonzalez também chegar ao “bis” (74’), com o jogo a terminar

Com o triunfo portista.

Nos outros encontros deste sábado, o Guimarães (golo de André André, 32’) derrotou o Portimonenses e o Moreirense e Gil Vicente empataram (1-1), com golos de Denis (80’) em auto-golo, e Rúben Fernandes (61’).

Neste domingo, a segunda fase da ronda 9 começa com o Nacional-Santa Clara (15h), segue-se o Rio Ave-Boavista (17h30), e o Belenenses SAD-Sporting de Braga e o Benfica-Paços de Ferreira (ambos pelas 20 horas).

 

© 3202 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.