Terça-feira 23 de Novembro de 6888

Benfica e Sporting de Braga apurados para os dezasseis-avos da Liga Europa

Com duas goleadas de bom recorte técnico – que não artística – o Benfica e o Sporting de Braga confirmaram a presença nos dezasseis-avos da Liga Europa, depois dos jogos realizados esta quinta-feira.

No Estádio da Luz, os homens de Jorge Jesus bem suaram para tentarem começar a ganhar avano cedo, mas a forte “muralha” defensiva dos polacos teve ”pernas e coração” para aguentar o barco benfiquista.

PATRICIA DE MELO MOREIRA / uefa

PATRICIA DE MELO MOREIRA / uefa

Por outro lado, numa partida com maior pendor para Pizzi e companhia em todos os parâmetros, a verdade é que o Benfica não conseguia ultrapassar essa barreira, o que só veio a acontecer (36’) quando Vertonghen, no seguimento de um canto marcado por Pizzi, foi ao “primeiro andar” (a defesa visitante ficou no rés-do-chão) e cabeceou para o segundo poste e levou a bola a entrar ante a estirada, um pouco tarde, do guardião polaco.

Ainda assim, a toada manteve-se de bola lá e bola cá, mas os momentos de golo eminente não surgiram, como se podia esperar, ainda que os polacos passaram a jogar um pouco mais à frente do que estavam a fazê-lo até ao golo sofrido, “status” que valeu até final do primeiro tempo.

Na segunda parte, Darwin (57’) chegou ao 2-0, depois de Pizzi ter “roubado” a bola a um jogador do Lech, no meio campo, seguindo rumo à baliza, passou para o atacante para este rematar para o segundo golo.

Com o terceiro golo a chegar no minuto seguinte (58’), Pizzi “acabou” com as dúvidas, porquanto o ponta-de-lança foi por aí acima, pela direita, tirou o defesa desse lado da jogada ao torneá-lo para dentro da área de onde rematou com o pé esquerdo, em arco, com a bola a entrar junto ao segundo poste.

O jogo amornou mais, os polacos começaram a aproximar-se da baliza de Odysseas – que ainda brilhou algumas vezes – mas não conseguiram marcar, levando o Benfica a acelerar mais um pouco para poder aumentar a vantagem.

Foi o que aconteceu (89’), quando Weigl, na área e sem ninguém a tapar o caminho, rematou forte e levou a bola a entrar na baliza adversária a roçar no poste e colar-se às redes.

Uma vitória justa e mantendo-se o Rangers e o Benfica empatados no primeiro lugar do grupo D, ambos com 11 pontos e apurados desde já para os dezasseis-avos da competição, ainda que falte ainda um jogo para terminar esta série de grupos.

O Lech Poznan e o Standard de Liège ficam nos lugares seguintes, dizendo adeus à competição.

Lech-Rangers e Standard Liège-Benfica são os últimos encontros deste grupo e realizam-se no dia 10 deste mês (daqui a uma semana).

ANGELOS TZORTZINIS / UEFA

ANGELOS TZORTZINIS / UEFA

No grupo G, o Sporting de Braga deslocou-se a Atenas, cidade do AEK, de onde regressou com outra goleada (4-2) frente a uns gregos que perderam em todas as áreas “comerciais” do jogo.

Tormena (7’) abriu o activo para os bracarenses, com Esgaio a chegar (9’) ao 2-0, sem pressa mas a amealhar cedo. Dois golos em dois minutos foi muita “fruta” e os atenienses quase se “finaram” nesta altura.

Ainda conseguiram reduzir (1-2) quando (31’) Nelson Oliveira marcou, no que foi sol de pouca dura, dado que o Braga voltou a marcar em cima dos 45’, desta vez por parte de Ricardo Horta.

No segundo tempo, a supremacia bracarense manteve-se e chegou-se ao 4-1 (82’) quando Galeno fechou a conta para os homens da Cidade dos Arcebispos.

Vasiloutonopoulos (89’) marcou o segundo do AEK e pouco depois o jogo terminou.

Na classificação, o Leicester e o Sporting de Braga somam 10 pontos, tem lugar garantido nos dezasseis-avos, enquanto o Zorya está a seguir (6) e o AEK de Atenas em último com apenas 3, ambos de saída da competição.

No dia 10 (de hoje a oito dias), encerra-se a fase de grupos com os jogos Sporting de Braga-Zorya e Leicester-AEK.

© 6888 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.