O Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e Associação Plano i para a Igualdade e Inclusão vão lançar, em Portugal, o Observatório Nacional da Violência contra Atletas (ObNVA), iniciativa de que o Comité Olímpico de Portugal é parceiro e a que já aderiram como embaixadores os atletas olímpicos Diana Gomes (Natação) e João Rodrigues (Vela), actual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos.
O ObNVA, entre os seus objectivos, fazer o levantamento de situações de violência contra atletas; caracterizar as situações de violência contra atletas; encaminhamento para as autoridades competentes; contribuir para o desenvolvimento de estudos científicos no domínio da violência contra atletas; e contribuir para a optimização das políticas e medidas de prevenção e combate à violência contra atletas.
A apresentação pública do ObNVA terá lugar no dia 22 de Setembro, pelas 12 horas, no Instituto Superior da Maia (ISMAI), site onde se podem encontrar mais dados sobre este assunto.
Mais uma acção que é de máxima importância, para verificar o que acontece no seio desportivo – ainda que também tenha tangências com outros ambientes comuns aos desportistas – porquanto há que conhecer as envolvências gerais (e também particulares) que estão na base ou na génese da violência para com os atletas.
Quem, como, quando, porquê, para quê, por certo são algumas das interrogações que se colocam amiúde em todas as “janelas” de intervenção cívica, de fair play, de desportivismo, de liderança, de superação e integridade no desporto.