João Sousa entrou no quadro principal de singulares do Masters 1000 de Roma (Itália) na qualidade de “lucky lose”, depois ter sido derrotado pelo norte-americano Tennys Sandgren – (48º ATP) e primeiro cabeça de série – por 6-3 e 6-0, num encontro que durou pouco mais de uma hora.
O tenista português livrou-se de ser afastado face a ter sido o melhor cotado entre os derrotados na derradeira ronda do qualifying e foi incluído no sorteio para definir quem teria acesso ao quadro principal.
A sorte acabou por lhe sorrir, pelo que João Sousa (que desceu ao 74º lugar no ATP) irá ocupar a vaga criada pela desistência do francês Richard Gasquet.
Na “reentrada”, Sousa vai defrontar o australiano John Millman (43º ATP), no que será a primeira vez que os dois vão defrontar-se no circuito mundial de ténis, tal como tinha acontecido com o norte-americano Sandgren.
Recorde-se que, depois de duas vitórias na fase preliminar – o que não conseguia há cerca de um ano, face à pandemia que se verifica mundialmente – João Sousa teve a sorte pelo seu lado, se bem que Millman será outro osso “duro de roer”.