Sábado 23 de Novembro de 2024

F. C. Porto-Braga na abertura da Liga NOS 2020/2021

A Liga Portugal de 2020/2021, que se inicia no dia 20 de Setembro próximo, terá como “festa” maior o F. C. do Porto-Sporting de Braga, respectivamente o primeiro e o terceiro da liga de 2019/2020, segundo ditou o sorteio realizado, em Gaia, ao final do dia desta sexta-feira.

liga portugal 2020A cerimónia decorreu, a par do habitual do Kick-Off da nova temporada, na Real Companhia Velha, tendo ficado definidas as 34 jornadas da Liga NOS e da LigaPro com a Liga Portugal a apresentar também uma nova dinâmica para a competição principal do futebol português.

O primeiro desafio entre os chamados “grandes” acontecerá na quarta ronda (por imperativo das competições europeias), com o Sporting a receber o campeão em título (F. C. Porto), num sorteio em que os leões foram os mais “beneficiados”, porquanto também receberão (na 16ª jornada) o Benfica.

Na 7ª ronda, o Benfica recebe o Braga, bracarenses que viajam até ao Estádio José Alvalade na 12ª jornada, com o F. C. do Porto a jogar com o Benfica (no Dragão) na 14ª, benfiquistas que bem se podem queixar do “azar” por terem de defrontarem os principais adversários fora de casa, aguardando-se para a segunda volta a “clareza” da classificação, que pode voltar a acontecer como este ano, com o pódio a conhecer-se apenas nas últimas rondas.

Jornada final que está marcada para o final de semana de 18 e 19 de Maio de 2021, enquanto a Taça de Portugal deverá realizar-se no dia 26 de Maio, regressando ao Estádio Nacional.

Criar talento e potenciá-lo são marcas inimitáveis da Liga Portugal. Foram estas características, assim como a necessidade de modernizar e entrar no mercado digital e global, que inspiraram o “rebranding” e nova imagem da Liga Portugal, também apresenta na cerimónia do sorteio.

Focada na aposta da instituição na internacionalização e na certeza da qualidade do futebol profissional português, a nova marca tenciona elevar e destacar a Liga Portugal do leque das restantes ligas europeias.

Por outro lado, o novo logótipo pretende tornar-se um ícone inconfundível do futebol português. O símbolo, inspirado na silhueta do cavalo lusitano, representa a determinação, força, agilidade, intuição, criatividade e portugalidade do nosso jogo e na dedicação e paixão dos nossos adeptos.

A este propósito, Susana Rodas, Directora Executiva de Marketing, Comercial e Business Development da Liga Portugal afirmou que “toda a nova marca foi desenvolvida considerando o posicionamento da Liga: Futebol com Talento”, tendo acrescentado que “passámos a ter uma proposta de valor e uma promessa mais proactiva, que é a de criar Talento”.

“O nosso novo logo é um raio, um rasgão, uma declaração, uma forma arrojada de afirmarmos a nossa raça, a nossa capacidade desmedida de sermos diferentes. Para além disso, embora sendo um país tão pequeno, conseguimos ter um Futebol que é dos melhores do mundo.”

O “rebranding” é assinado pela agência VMLY&R Branding, responsável por projectos como o UEFA Euro 2020, o FIBA Basketball World Cup 2019 China, o FIFA Guardians e a UEFA Nations League, prova para a qual, além da marca, a agência desenhou também o troféu.

Pedro Gonzalez, director geral da agência, salientou que “consolidar o posicionamento da Liga Portugal num sistema de identidade que lhe permitirá ambicionar subir ainda mais no ranking das melhores ligas do mundo é o grande objectivo deste projecto.”

Para Hélder Pombinho, o director criativo do projecto acrescentou que “depois de tantos anos a trabalhar marcas internacionais para a UEFA e para a FIFA, ter a possibilidade de desenvolver um projecto como este em Portugal era algo que ambicionávamos. E estamos só a começar.”

Liga-Taça-Leiria-28-08-2020Final Four da Allianz CUP em Leiria

A Liga anunciou ainda que a “final four” da Taça da Liga “Allianz Cup” terá lugar na cidade de Leiria, que irá estar decorada a rigor para receber a maior festa do futebol profissional.

Esta competição servirá uma vez mais para promover a paixão e agregação, num ambiente festivo e de espectáculo em torno do desporto rei, onde se consagrará o futuro Campeão de Inverno.

Depois de três anos de enorme sucesso em Braga, a Final Four da Allianz CUP mudou-se de malas e bagagens para Leiria, que será o palco da competição na próxima época.

As partidas serão jogadas no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, inaugurado em Novembro de 2003 e um dos palcos do maior evento desportivo já organizado em Portugal: o Euro 2004.

A primeira meia-final está marcada para o dia 19 de Janeiro, sendo conhecido o segundo finalista no dia seguinte. Já a grande final tem o pontapé de saída agendado para sábado, dia 23.

A animação, contudo, começa muito antes de a bola rolar, já que a renovada Fan Zone, sempre repleta de novidades, abrirá portas no centro de Leiria no dia 16.

Recorde-se que esta época a Allianz CUP será jogada com um formato diferente, sendo disputada por oito equipas em sete jogos de emoção máxima.

Para conseguirem um lugar na prova, os conjuntos da Liga NOS têm de ocupar um dos seis primeiros lugares do campeonato no final da última jornada disputada em Novembro. Já no caso dos clubes da LigaPro, estarão apuradas as equipas que ocupem os dois primeiros lugares na mesma ronda.

Conhecidos os oito conjuntos que disputarão a prova, os quartos-de-final terão lugar entre 15 e 17 de Dezembro, onde ficarão definidos os quatro emblemas que vão viajar até.

Com a “secretaria” arrumada para este primeiro acto, o segundo também está em andamento e tem a ver com a implementação do Cartão do Adepto, que será obrigatório para os elementos que militem nas várias claques clubistas, documento sem o qual não poderão ocupar os lugares reservados nos vários estádios, de acordo com a lei vigente, cujos trâmites jurídicos já foram divulgados pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto.

Esta regulamentação está sustentada na Lei nº 39/2009 (30 de Julho), alterada pelo Decreto-Lei nº 235/2015 (14 de Outubro) e pela Lei 113/2019 (11 de Setembro), sendo a questão administrativa sobre a obrigação do Cartão do Adepto regulamentada pela Portaria nº 159/2009, de 26 de Junho deste ano.

O que quer dizer que os clubes tem que dispor, obrigatoriamente, de lugares para estes adeptos, que devem estar confinados de acordo com as regras definidas.

Para que o fair play, o espirito desportivo, a integridade e o humanismo regresse aos estádios portugueses. Não será uma tarefa fácil, mas há que ter uma acção “musculada” e ajustada aos eventuais acontecimentos.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.