A Academia Olímpica Cabo-verdiana (AOC) está a concretizar uma série de videoconferências, de periodicidade semanal e subordinadas ao tema geral “Conversa entre Mulheres”, com a participação de personalidades femininas que são referências no desporto de Cabo Verde.
A iniciativa visa suscitar a reflexão e o debate acerca da participação da mulher nas diferentes vertentes do desporto – prática, dirigismo, ensino, treino – em prol da igualdade de oportunidades e da ultrapassagem com êxito dos desafios lançados pela Covid-19.
A série de conferências concretiza-se às quintas-feiras a partir das 15h30 de Cabo Verde (17h30 em Portugal continental), tem transmissão por “streaming” na página de Facebook do Comité Olímpico Cabo-verdiano e prolonga-se até 17 de Setembro.
O projecto surge com a perspectiva de utilizar o desporto como motivo de aproximação apesar docdistanciamento físico imposto pela pandemia, tendo a AOC em mente o compromisso social de divulgação e promoção do Olimpismo.
Ao longo dos sete painéis previstos haverá, pelo menos, duas dezenas e meia de comunicações por oradoras convidadas (sempre mulheres, tal como as moderadoras), abordando subtemas como os valores associados ao Olimpismo; a educação olímpica; a igualdade; a inclusão; a articulação entre formação académica e treino desportivo; a pós-carreira das desportistas; a experiência de treinadoras, dirigentes e atletas; o desporto adaptado feminino; as mulheres no jornalismo de desporto; a maternidade e o trabalho associados à prática desportiva; assédio sexual; nutrição; entre outros.
Nesta quinta-feira (20 de Agosto), com moderação de Carla Alfama, as convidadas serão Silvéria Nédio – Nita (Ser treinadora num desporto tido basicamente como masculino), Lúcia Moniz (Ser atleta num desporto tido basicamente como masculino), Elena Atmacheva (Experiência como treinadora nacional feminina, dificuldades, sonhos e realizações) e Vera Cardoso (Reptos femininos na prática de um desporto masculinizado – powerlifting).