Domingo 23 de Novembro de 2606

Musical de homenagem a Puskas no 75º aniversário da estreia pela selecção da Hungria

AIPS-Puskas-Filme-18-08-2020Csisztu Zsuzsa, húngaro que integra a Comissão Executiva da AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva), divulgou, esta terça-feira, no site da referida Associação, que o extraordinário jogador de futebol Ferenc Puskás vai ser alvo de uma homenagem nacional, 75 anos depois do dia em que se estreou pela selecção da Hungria (20 de Agosto de 1945).

Recorde-se que que o referido dia marcou não só a estreia na equipa nacional como marcou o seu primeiro golo na vitória em que a Hungria derrotou (5-2) a Áustria.

A homenagem – a decorrer precisamente no dia 20 do corrente mês – consiste num musical, dirigido por Vajk Szente e que terá lugar no Erkel Theatre.

O musical Puskás dá vida e homenageia a história do mais conhecido húngaro, ao lado da maior equipa de futebol de sempre, a Golden Team. O musical mostra a vida do maior jogador de futebol do mundo entre 1937, quando Puskás tinha 10 anos e foi o primeiro a assinar com a Kispest até a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus do Real Madrid-Eintracht Frankfurt , em 1960.

Cada detalhe do musical é baseado na história real e apresenta essa época de uma forma autêntica. Cada personagem viveu e fez exactamente o que é mostrado no musical.

Na conferência de imprensa, o produtor musical László Szabó salientou que “cada húngaro é tocado por Puskás e pela história do Golden Team. É uma jogada corajosa fazer um musical sobre Puskás, mas os criadores e a equipa garante a digna homenagem. Este musical pode ser tocado em qualquer cenário internacional, assim como Ferenc Puskás poderia jogar em qualquer campo de futebol internacional. Puskás personificou tudo o que os húngaros se orgulham: patriotismo, bravura, amizade, lealdade”.

Vinte e um actores, 60 dançarinos, 30 actores infantis vão participar do show com 20 canções incluídas. Os pré-shows serão no dia 20 de agosto, às 15h e 21h. O ensaio final será no dia 19 de agosto, às 19 horas, quando os trabalhadores de saúde da capital são convidados por meio de uma inscrição na Associação de Hospitais que podem assistir ao espectáculo gratuitamente.

Puskás, o musical, não é a primeira produção gigantesca do diretor Vajk Szente. Muitos de seus trabalhos anteriores obtiveram grande sucesso na cena musical húngara.

“Cada membro da produção foi convidado a participar na mostra. Procurei aqueles profissionais e especialistas cujo trabalho é indiscutível e que podem suportar o peso de tal produção. Todos nós sabemos o nome de Puskás e do Golden Team mas para compreender a sua história temos de conhecer as suas histórias pessoais. Quando decidimos criar um musical da vida de Ferenc Puskás, concordámos em duas coisas importantes: não deve ser um musical de futebol mas sim heróico. E também decidimos que além do resultado grandioso, a coisa mais importante a se focar é a autêntica psicologia disso. Criamos um programa que homenageie a lenda húngara mais conhecida ”, referiu o director na conferência.

Péter Fekete, Secretário de Estado da Cultura do governo húngaro agradeceu aos intérpretes o árduo trabalho pela produção durante a pandemia e surpreender o público, tendo expressado seu sólido sentimento de que cada membro do público acolheria o musical com muito amor. O especialista do musical, György Szöllősi, que é o editor-chefe do Nemzeti Sport e do Four Four Two.

O presidente da Associação Húngara de Jornalistas Desportivos, o embaixador oficial de assuntos relacionados a Puskás e às tradições do futebol húngaro e autor da biografia de Puskás, teve oportunidade de revelar que “uma nova geração de artistas presta homenagem num género especial aos heróis do Time Dourado que se tornam figuras históricas diante de nossos olhos”.

 

© 2606 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.