Numa curta vida de pouco mais de uma dezena de anos, os alemães do Leipzig cometeram a proeza, esta quinta-feira, no Estádio José Alvalade, de eliminar o Atlético de Madrid, numa partida mais jogada com o coração do que com razão, de chegar às meias-finais, o que é obra.
O resultado de 2-1 reflecte o equilíbrio que se verificou ao longo dos noventa minutos, em todos os parâmetros mais lineares que se conhecem.
Por exemplo, os alemães remataram apenas mais uma vez (10-9) que os madrilenos; a mesma diferença (4-3) em remates para a baliza; os 58-42% de posse de bola que não são significativos, pese embora o Atlético tenha conseguido “ganhar” em pontapés de canto (7-3), o que não foi suficiente para irem mais além.
Com o 0-0 ao intervalo, era natural que no segundo tempo houvesse “mexidas” no plantel, de um e de outro lado, o que se reflectiu na vantagem do Leipzig logo aos 50’, quando Sabitzer – que também estaria no início da jogada para o segundo golo – colocou a bola em Dano Olmo e este mais não fez do que enfiá-la na baliza de um Oblak mais ou menos às “aranhas”.
A perder, o técnico dos madrilenos apostou na entrada de João Félix e acertou em cheio, porquanto chegou (71’) ao empate na concretização de uma grande penalidade.
Com vinte minutos para jogar – e onde parecia que o melhor seria tentar ir para o prolongamento, face à falta de criatividade e menos atractividade de jogo por parte do Atlético – a verdade é Sabitzer voltou à carga, “pegou” na bola e lançou Angeliño que, na passada, a endossou ao seu companheiro Adams para este fazer o segundo golo, ainda que a bola por si rematada tivesse desviado num defesa e traído Oblak.
A tal pontinha de sorte que salta para os mais “audazes”, com o Leizig a encontrar o caminho para as meias-finais, o que acontece pela primeira vez, como se referiu, considerando que o clube alemão tem apenas onze anos.
A meia-final será disputada contra o Paris Saint Germain, no dia 18 deste mês.
Entretanto, esta sexta-feira, o Estádio da Luz recebe (20h) a visita do Barcelona e do Bayern, que vão definir quem será o terceiro clube a apurar-se para as meias-finais.