Ainda que empatando (2-2) em Ponta Delgada, frente ao Santa Clara, o Vitória de Guimarães fixou-se num sétimo lugar que não era o esperado, face ao que fez nos dois primeiros terços do campeonato.
A “pandemia” que se instalou em meados de Março “levou-o” a ser afastado, progressivamente, de um possível quinto lugar, como se encontrava antes da paragem forçada, não tendo conseguido manter a mesma linha de actuação. No jogo desta sexta-feira ainda conseguiu superar-se, porquanto esteve a perder por 2-0, chegando ao intervalo com um 2-1, buscando o ponto a vinte minutos do final da partida.
Thiago Santana (35’) abriu o marcador para os donos da casa, que viu Carlos Jr. (43’) chegar ao 2-0, na marcação de uma grande penalidade. Em cima dos 45’, Hanin reduziu para 2-1.
No segundo tempo (71’), André André voltou a fazer o gosto ao pé e empatou, também de grande penalidade.
No outro encontro deste início da 34ª e última ronda, o Gil Vicente recebeu o Paços de Ferreira, partida que terminou com ais um empate (3-3) mas que teve o condão de Maracás (10’) ser o primeiro a marcar e para os visitantes.
Com um jogo muito repartido entre as duas equipas, o Gil Vicente passou para a frente do marcador quando Rodrigo Prado (16’) e Kraev (21’) marcaram, para Tanque empatar (29’), resultado com que se chegou ao intervalo.
No segundo tempo, com toada semelhante, o Paços voltou a liderar o marcador, com um golo obtido (49’) por Djaló, obrigando, desta vez, o Gil a correr atrás do prejuízo e para conseguir igualar (67’), com um golo de Lourency.
Uma partida ainda assim muito viva, dando outro brilho nesta despedida até Setembro, quando regressará a competição de 2020/2021, porquanto em termos de classificação final não era expectável qualquer mudança.
Para este sábado, os jogos grandes são o Sporting de Braga-F. C. do Porto e o Benfica-Sporting (ambos pelas 21h15), porquanto tem impacto directo para o terceiro lugar, para onde “jogam” ainda os bracarenses e os sportinguistas.
Apenas um ponto será preciso para o Sporting chegar ao bronze do terceiro lugar mas, para isso, terá que empatar com o Benfica, enquanto os bracarenses terão que vencer os portistas.
Tudo é possível, mas que o seja com ética, fair play, espirito desportivo e com integridade. Quatro aspectos que tem andado muito “arredados” dos corredores da Liga de Portugal, em especial na marcação dos jogos destas últimas dez jornadas.
Pelas 19 horas, jogarão Marítimo-Famalicão e Boavista-Rio Ave, partidas que tem maior importância para o Famalicão e o Rio Ave, na luta pela conquista do 5º lugar, dado que a diferença pontual é apenas de um ponto entre as duas, pelo que qualquer delas vai querer ganhar.
No domingo, os últimos jogos (Portimonense-Aves, Setúbal-Belenenses SAD e Moreirense-Tondela, todos pelas 19h30 horas) fecharão o campeonato com a luta complicada para ver quem é o segundo clube a descer à II Liga, juntando-se ao Aves.