Frederico Silva e Gastão Elias, dois dos mais cotados jogadores portugueses, iniciam esta quinta-feira a presença no Campeonato Nacional Absoluto / Taça Guilherme Pinto Basto, em Ténis, que decorre nos campos do Monte Aventino (Porto).
Frederico defrontará Martim Leote Prata, enquanto Gastão se confrontará com Fábio Coelho, numa ronda que tem mais os seguintes jogos (Central e Campo 1), a partir do meio-dia: Daniel Batista-José Ricardo Nunes, Tiago Cação-Manuel Gonçalves, Francisco Cabral-Luís Faria, Daniel Rodrigues-Gonçalo Falcão, Francisco Faria-Nuno Borges e João Monteiro-Duarte Vale, na segunda roinda do quadro principal.
Duarte Vale, Gonçalo Falcão, Fábio Coelho e Daniel Batista entraram a vencer no quadro principal de singulares, que se iniciou esta quarta-feira
Nos encontros da eliminatória inaugural, Duarte Vale triunfou sobre Illia Stoliar, por 6-2 e 6-2, Gonçalo Falcão impôs-se a Afonso Portugal, com um duplo 6-3, e Fábio Coelho levou de vencida Afonso Salgado, por 6-1 e 6-3.
Daniel Batista foi o único dos vencedores dos encontros da ronda um a ter de jogar três partidas, acabando por seguir em frente com uma vitória sobre Hugo Maia, por 6-3, 4-6 e 6-3.
No feminino, Luísa Pelayo, Mafalda Guedes, Joana Baptista e Catarina Cerqueira qualificaram-se para o quadro principal de singulares, depois de Luísa ter sido declarada vencedora no embate com Maria João Koehler, que desistiu com lesão na perna esquerda quando estava em vantagem, por 5-4, enquanto Mafalda Guedes superou Débora Madile, por 6-2 e 6-1.
Catarina Cerqueira necessitou de três partidas para desembaraçar-se de Maria Santos, por 6-3, 4-6 e 7-5, e Joana Baptista superiorizou-se a Rita Silva, por 6-2 e 6-3.
Os jogos para esta quinta-feira (também segunda ronda) são: Francisca Jorge-Mafalda Guedes, Bárbara Balancho-Sara Neto, Ana Filipe Santos-Carolina Likhatcheva, Catarina Cerqueira-Inês Oliveira, Sara Lança-Joana Baptista, Matilde Jorge-Maria Inês Fonte, Patrícia Couto-Madalena Amil e Luísa Pelayo-Inês Murta.