Braga e Benfica marcaram sete golos e desembaraçaram-se “sem medos” do Aves e do Boavista, seguindo em frente na luta pelos lugares da Europa, ainda que tenham que aguardar por este sábado e segunda-feira – quando jogam F. C. do Porto e Sporting – para saberem se ganharam alguns pontos aos adversários.
Na Luz, dominando em todos os patamares e foi com naturalidade que chegou ao intervalo a vencer por três bolas sem resposta, tal a diferença do futebol jogado em relação ao Boavista.
Para além da posse de bola (63-37%), os encarnados fizeram 15 remates, onze dos quais para a baliza, respectivamente contra 6 e 3, o que originou os três golos iniciais, marcados por André Almeida (13’), Pizzi (31) e Gabriel (42’).
No segundo tempo a “fussanga” pelo golo não foi tanta – convinha controlar o ímpeto e controlar apenas os movimentos dos boavisteiros – tendo os boavisteiros reduzido (64’) por Dulanto, confirmando-se o triunfo benfiquista, que estava a fazer imensa falta!
Em Braga, os bracarenses também se salientaram em todos os parâmetros (63-37% na posse da bola), com 12 remates e 8 para a baliza, do que resultaram os quatro golos “sem espinhas”, ainda que todos apenas no segundo período, quando “rebentou” a resistência dos avenses, com as malas aviadas para a II Liga.
Rui Fonte (49’) abriu o activo, seguindo-se (54’) Ricardo Horta, enquanto Abel Ruiz alcançou o terceiro (83’) para Paulinho fechar em beleza (90+3’).
Em Setúbal, o Vitória foi à pesca e viu-se “pescado” pelo Paços de Ferreira, com quem perdeu (3-2) e está a “tremer” entre o ficar e descer de divisão.
Abriu o activo (27’) por Mathiloa e chegou ao 2-0 (45+4’) através de um golo marcado por Pirri, mas a partir do 46º minuto perdeu o “gás” e caiu ao “Sado”.
Com um “tanque” chemado Douglas (Tanque), o Paços começou a recuperar e fez o 2-1 (61’) por intermédio de Maracás, terminando no 3-1 (71’) com um tento da autoria de Deni Jr., mantendo-se empatado em pontos (34) com o Marítimo, que foi vencer (sexta-feira) o Santa Clara (1-0), com um golo alcançado por Bruno Xadas (71’).
No outro jogo deste sábado, o Guimarães também “pescou” bem em Portimão, vencendo os algarvios (1-0), com um golo obtido por Bruno Duarte (67’), que perderam uma oportunidade de ouro de se “chegar” ao Setúbal que, a par do Tondela, formam o trio que vão discutir quem será o segundo a descer à segunda Liga.
Destaque para a “guerra” aberta no que se refere aos melhores marcadores, com Pizzi (Benfica) e Paulinho (Braga) a ficarem mais perto do líder Vinícius (Benfica), estando separados por dois golos.
Este domingo, o F. C. do Porto joga em casa com o Belenenses SAD e ninguém espera que os lisboetas possam causar “mossa” (mas nunca se sabe), num jogo marcado para as 21h30. Antes (17h) jogam Gil Vicente e Rio Ave) e o Tondela recebe (19h) o Famalicão, partidas também importantes em termos de apuramentos europeus.