Em mais uma “dose” – servida cinco dias numa mesma semana – da Liga NOS, o herói da noite desta sexta-feira foi o Santa Clara, que venceu (3-2) o Sporting de Braga no Estádio da Cidade de Futebol (Caxias), numa casa emprestada e quiçá abençoada para os açorianos de Ponta Delgada (Açores).
Num encontro como que dividido em duas partes, os açorianos destacaram-se com 15 remates, sete dos quais com a bola na direcção da balize, contra 11 do Braga, com apenas quatro a caminho das redes.
O Braga superiorizou-se na posse de bola (60/40 %) e também no número de cantos (4-2), perdendo no essencial, que foi no resultado, face a uma maior margem de oportunidades criadas pelos açorianos.
Com os bracarenses a abrirem o activo (20’) por intermédio de Fransérgio, através da marcação de uma grande penalidade, foi Thiago Santana o herói do Santa Clara a empatar (34’), que deu o melhor caminho à bola cruzada por Zaidu.
No entanto, o Braga voltou ao comando dos golos ao obter o segundo (56’) através de Trincão, o seguimento ideal do cruzamento feito por Sequeira, situação que o Santa Clara não acusou muito, porquanto voltou (66’) a empatar e de novo por Thiago Santana, este de grande penalidade.
E foi nos descontos finais (90+2’) que Carlos Júnior, a centro de Lincoln, deu o “golpe de misericórdia” aos bracarenses ao obter o terceiro golo e, com isso, conseguir uns preciosos três pontos, para saltar provisoriamente para a oitava posição.
Na outra partida, o Belenenses SAD derrotou o lanterna vermelha, Aves, por um estável 2-0, com golos (11’) de Szymonek (na própria baliza), depois de a bola ter sido chutada por Marco Matias, que levou a bola ao poste e o guardião “ajudou” a que entrasse na sua própria baliza, tendo Silvestre Varela (39’) encerrado a contagem com um golo de belo efeito, de “fora da rua”.
A partida foi praticamente repartida a meio, considerando que nos remates o Aves fez 10 e o Belenenses 11 (3 e 5 para a baliza), numa disputa de bola de 49/51% e num 5-4 em cantos.
Este sábado (21h15) haverá apenas o Boavista-Moreirense, numa disputa para o meio da tabela, numa ronda 25 que termina no domingo com o Rio Ave-Paços de Ferreira, onde os de Rio Ave querem manter a excelente quinta posição que ocupam.