Segundo uma notícia veiculada pela AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva) e subscrita perlo presidente da Associação Nacional de Jornalistas de Desporto da Roménia, Dumitru Graur, o governo romeno aprovou uma ajuda de 40 milhões de euros à imprensa para os próximos quatro meses, ou seja, dez milhões por mês.
Metade dos fundos será atribuída aos canais de televisão e um quarto aos sites. Este auxílio surge como uma forma de “campanha de informação pública sobre a prevenção e controlo da propagação do coronavírus, bem como a campanha de informação pública sobre o reinício das actividades económicas e sociais após o fim do estado de emergência”.
Uma ajuda sem dúvida importante, porquanto tal como em tantos países da Europa e do mundo, o jornalismo desportivo na Roménia atravessa tempos difíceis nos dias de hoje.
Os fundos serão atribuídos da seguinte forma:
- 55% para tv (47% para Nacional e 8% para Local)
- 23% para as publicações online
- 12% para as estações de Rádio (8% para Nacional e 4% para locais)
- 5% para a imprensa escrita
- 4% para o exterior
- 1% para a criação de materiais de campanha
Para o efeito, o Governo romeno estabeleceu alguns critérios para que cada empresa de imprensa receba o auxílio, a saber:
- Não devem ter dívidas ao Estado;
- Devem ter pelo menos dois trabalhadores com contratos ou direitos de autor durante, pelo menos, seis meses antes do estado de emergência ter sido declarado;
- Devem ter trabalhado continuamente durante pelo menos seis meses antes do estado de emergência.
O Presidente do país, Klaus Iohannis, reiterou que o estado de emergência será levantado no dia 15 de Maio e que o país começará a “relaxar” algumas das restrições.
Isto implica que os profissionais do desporto possam retomar a actividade.