Ainda que com resultados diferentes, o Sporting e o Sporting de Braga carimbaram a passagem aos dezasseis-avos da UEFA League, enquanto o F. C. do Porto terá de esperar pela ronda de 10 de Dezembro próximo para jogar a última cartada e conseguir também o apuramento.
Nos jogos desta quinta-feira, o Sporting obteve um dos melhores resultados dos últimos tempos, ao golear (4-0) os holandeses do PSV (tão longe que o futebol holandês está do primeiro plano de há décadas atrás), com golos obtidos por por Luiz Phellype (9’), Bruno Fernandes (16’ e 64’, este de grande penalidade), e Mathieu (42’), golo obtido numa forma pouco ortodoxa mas real, fazendo a bola seguir um efeito que saiu de um remate de carrinho, a dois pés, levando a bola a entrar pela parte inferior junto à barra.
Os leões mantiveram-se no topo da classificação, agora com 12 pontos (excelente no cômputo global), à frente do Lask Linz (10), PSV (7) e Rosenborg (0).
Os bracarenses, consentiram um empate em casa ao defrontarem os britânicos do Wolverhampton, que chegaram ao 3-1 (até aos 35’), depois de André Horta (6’) ter aberto o caminho para um resultado que poderia ter sido histórico.
Os Wolves recuperaram depressa e Jimenez (14’) colou-se aos visitantes, que aceleraram para o 3-1 depois dos golos de Doherty (34’) e Traore (35’), dois minutos que podiam ter sido fatais.
Mas os bracarenses queriam manter a supremacia e a liderança do grupo, pelo que Paulinho (64’) e Fransergio (79’) marcaram, para igualar, mas sem conseguir chegar ao triunfo.
O Braga comanda com 11 pontos, seguido do Wolverhampton (10), Slovan de Bratislava (4) e Besiktas (3).
O F. C. do Porto teve dificuldades acrescidas na deslocação aos suíços do Young Boys, começando por sofrer (6’) o golo marcado por Fassnacht e recuperando 70 minutos depois, com o primeiro tento com assinatura de Aboubakar (76’), jogador que aproveito nova falha na defesa dos Boys (79’) para colocar o Porto em vantagem até final.
No grupo, o Rangers lidera, com 8 pontos, estando o Porto e o Young Boys (7) na segunda posição e o Feyenoord na quarta posição, com 5 pontos.
Decisão suspensa até ao dia 10 de Dezembro para os três primeiros.
Por o último, o Vitória de Guimarães conquistou o seu segundo ponto ao empatar (1-1), em casa, frente ao Standard de Liège, ainda que completamente afastado da fase seguinte.
Lestienne (40’) marcou para os belgas e André Pereira (45+2’) fez o empate, que não sofreu alteração até final dos 90 minutos.
Arsenal continua a comandar, com 10 pontos, à frente do Eintracht de Frankfurt (9) e do Santard (7), com o Guimarães a somar dois pontos.
No entanto, esta ronda voltou a ser positiva para Portugal no ranking da UEFA, atendendo aos pontos somados pelas equipas nacionais, levando o país a subir mais um pouco no sexto lugar, agora com 47,249, mais de dois (45,216) do que a Rússia, o que nos poderá ter mais equipas nas competições europeias para as épocas seguintes, com a perspectiva de 2021/2022 Portugal poder ter três na Champions League.