Os Profissionais da PSP e da GNR, realizaram esta quinta feira manifestação conjunta, para exigir do Governo uma resolução rápida de diversos problemas que afectam os profissionais das forças de segurança.
No rol de problemas, que as associações sindicais reivindicam estão algumas que estavam numa lista apresentada ainda na anterior legislatura, a manifestação foi organizada pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) e Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR).
Entre os milhares agentes das forças de segurança, verificou-se uma forte presença de elementos afectos ao Movimento Zero, que marcaram a diferença ao usarem a tshirt branca com símbolo de dois profissionais ( um da PSP e outro da GNR).
Com o lema “tolerância zero”, a manifestação saiu do Marquês de Pombal, com passagem no Largo do Rato, descendo a Rua de São Bento para terminar junto às bem protegidas escadarias da Assembleia da República.
No que diz respeito aos números da manifestação, só temos os valores da organização; que aponta para a presença de cerca 15.000 agentes das forças de segurança.
As forças políticas com representação parlamentar na Assembleia da Republica, estiveram presentes na manifestação, com PCP, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal a estarem com os dirigentes das Associações no Marquês de Pombal a quando do inicio da manifestação, enquanto o Pan, CDS e o Chega estiveram com os manifestantes e seus representantes junto da escadaria da Assembleia da Republica, os únicos que não estiveram presentes foi o PS e PSD, tendo André Ventura sido o único a quem foi solicitado para intervir aos presentes.