Com um Cristiano Ronaldo de “violino bem afinado”, Portugal presenteou a Lituânia com meia dúzia de “castanhas” (ainda estamos no tempo delas), sendo que o capitão português abriu e fechou o marcador.
Aos 7’, de grande penalidade, Ronaldo iniciou a contagem crescente que (22’) aumentou para 2-0, com a formação das quinas a jogar para a goleada, que fechou (65’) om o terceiro tento de Ronaldo.
Pelo meio, Pizzi (52’), Gonçalo Paciência (56’) e Bernardo Silva (63’) completaram o ramalhete de uma vitória que foi importante – porque obrigatória – tendo em vista aumentar o ego dos jogadores portugueses para o último jogo desta fase de grupos em que, apesar de poder empatar para ficar apurado, bom será que ganhe frente à Sérvia, que está à distância de apenas um ponto.
Sérvia que se viu “aflita” para vencer (3-2) o Luxemburgo, na outra partida efectuada esta quinta-feira.
Portugal viaja agora para o Luxemburgo, para ir buscar os três pontos (domingo) e “sentar-se” no segundo lugar do grupo, uma posição que se torna mais difícil porque pode apanhar algum “tubarão” no sorteio da fase final.
No outro encontro de domingo, a Sérvia recebe a Ucrânia (já apurada e com cinco pontos de avanço sobre Portugal) numa partida em que tudo pode acontecer.