Sábado 23 de Novembro de 2024

Leão com pouca garra teve a sorte pelo seu lado

SportingRosenborg_H0P9743Numa partida sem sabor e sem garra, o Sporting acabou por passar incólume mais um obstáculo de pouca monta com um golo obtido por Selasie quando decorria o minuto 70, quando já muita gente pensava que o empate (para que jogou o Rosenborg, o que até foi normal) poderia ser um resultado final.

No lado dos noruegueses, a rima era “empatar, empatar, empatar o tempo” e que fosse o Sporting a tomar a iniciativa se quisesse ganhar.

Mas os verdes e brancos – quiçá mais “brancos” – pouco fizeram para vencer, salientando-se que o golo como que foi uma “oferta” dos noruegueses, tal a forma como aconteceu. Mas com muita sorte.

O Sporting foi andando mais ou menos devagar – no tom do Rosenborg – com a velha “pecha” de pouco jogar para a frente e mais para os lados e para trás, porquanto os noruegueses cobriam todos os caminhos para a sua baliza.

SportingRosenborg_H0P9971

Carlos Palma / CN

Ainda assim houve alguns momentos de maior emoção, o primeiro quando (10’) Luiz Phellype cabeceou na grande área para Hovland desviar para canto, do qual nada resultou.

Mais à frente (17’), num livre directo, Bruno Fernandes rematou forte mas apenas fez estremecer a trave e, dois minutos depois, Vietto, no seguimento de um centro de Acuña, voar para a bola e cabecear para uma grande defesa de Hansen.

Foi a vez do Rosenborg, em contra-ataque (23’), criar uma flagrante oportunidade para marcar mas o lance foi mal finalizado e o perigo passou para a baliza de Renan.

Num mau atraso de Hovland para a sua área, a bola foi captada por Vietto, que se isolou na área e rematou para uma grande defesa do guardião Hansen, que se esticou muito bem para agarrar a bola.

E o perigo voltou a rondar a baliza dos leões (32’) quando Coates, no seguimento de um pontapé de canto, levou a bola a bater na trave da baliza de Renan.

O Sporting voltou a aproximar-se da baliza de Hansen quando Bolasie tentou roubar a bola ao guardião norueguês, sem o conseguir.

A fechar o primeiro tempo, Adegbenro rematou ao lado do poste da baliza de Renan.

No segundo tempo, Bruno Fernandes fez três remates (49’, 53’ e 55’) sem resultados práticos, porquanto o primeiro passou muito ao lado da baliza, o segundo foi contra o defesa Hovland, dentro da área, e o terceiro foi um livre directo por cima da barra.

Pouco depois (58’) Bolasie finta “toda a gente” – e a ele próprio também – tendo a bola acabado nas mãos do guarda-redes Hansen.

Nesta altura, o Rosenborg “refinou” o empatar tempo, sem que o árbitro mostrasse vontade de fazer o respectivo aviso.

Acuña (67’) teve oportunidade para rematar mas fê-lo para que o guarda-redes defendesse sem problemas, com Mathieu (69’) a marcar um livre directo que levou a bola a raspar, pelo lado de fora, o poste da baliza de Hansen.

No minuto seguinte deu-se o golo dos leões.

Vietto surgiu em boa posição e rematou a bola, que bateu num defesa e subiu, tendo surgido Bolasie, nas alturas, a cabecear para a baliza e a obter o golo depois de a bola ter desviado a trajectória por bater batido num defesa e traído o guarda-redes, que nada pode fazer.

Pouco depois (78’), num contra-ataque pelo lado direito, o Rosenborg fez seguir a bola até perto da linha final e centrou para o segundo poste da baliza de Renan, com este a ver a bola a passar e que só não entrou porque Soderlund não chegou à bola. Que susto!

Os minutos foram passando, o tempo era de “empatar” e foi esperar pelo último apito do árbitro para confirmar o triunfo do Sporting.

Com este resultado, o Sporting manteve o segundo lugar no grupo, com seis pontos, menos um do que o líder, o PSV (Holanda), que tem 7, enquanto o Lask manteve o terceiro lugar, com 4, depois de ir empatar ao campo dos holandeses. O Rosenborg está em último, com zero pontos.

Carlos Palma / CN

Carlos Palma / CN

Na próxima jornada (7 de Novembro) o Sporting desloca se a casa do Rosenborg e o Lask Linz recebe o PSV.

Sob a direcção do belga Lawrence Visser – muito “mole” para este tipo de jogos – as equipas alinharam:

Sporting: Renan; Rosier, Coates, Mathieu e Acuña; Bruno Fernandes, Doumbia e Wendel (Eduardo, 88’); Bolasie, Luiz Phellype (Pedro Mendes, 64’) e Vietto (Borja, 85’).

Rosenberg: Hansen; Hedenstad, Reginiussen, Hovland e Meling; Jensen, Lundemo e Asen (Helland, 81’); Akintola (Konradsen, 76’), Soderlund e Adegbenro (Johnsen, 81’).

Disciplina: cartão amarelo para Coates (35’), Vietto (63’), Rosier (76’), Jensen (90+2’) e Hovland (90+3’).

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.