Ao vencer a formação do “Wolves”, o Sporting de Braga conseguiu o melhor resultado, do ponto de vista teórico, das quatro equipas lusas que iniciaram, esta quinta-feira, a fase de grupos da Liga Europa.
Com um golo de Ricardo Horta (a “família” Horta sempre a facturar) aos 71’, os bracarenses (integrados no grupo K) foram os únicos a vencer fora de casa, o que pode ser um bom “handicap” para encarar os restantes encontros, pese embora a procissão ainda vá no adro.
No mesmo grupo, o Slovan de Brastilava derrotou (4-2) o Besiktas. Os golos do Slovan foram obtidos por Sporar (14 e 58’), Ljubicic (90+3’) e Rharsalla (90+4’).
A outra equipa lusa a vencer foi o F. C. do Porto (grupo G) que, no Dragão, derrotou (2-1) o Young Boys, com golos de Soares (7 e 29’) e Nsame (15’) de grande penalidade.
Na outra partida deste grupo, o Rangers venceu (1-0) o Feyenoord, com um golo da autoria de Ojo.
Os derrotados foram o Sporting e o Vitótia de Guimarães, ambos a jogar fora de portas.
Os leões voltaram a não dar contas de si, especialmente Coates, que fez o favor de fazer mais um autogolo (25’), numa partida em que os comandados de Leonel Pontes tiveram oportunidades para poderem dar a volta ao resultado.
O facto de a equipa continuar a jogar para Bruno Fernandes, que não rende o suficiente e atrasa os ataques, é a causa principal.
Malen abriu o activo (19’) para os holandeses do PSV Endhoven, que voltaram a marcar por Baungortl (48’), enquanto Bruno Fernandes (38’), de grande penalidade, e Pedro Memdes (82’) fizeram os golos do Sporting.
Na outra partida deste grupo (D), o Lask Linz venceu (1-0) o Rosenborg, com um golo marcado (45+3’) por James Holand.
No grupo F, o Vitória de Guimarães também esteve em viagem e perdeu frente (2-0) ao Standard de Liège, com Hanin (66’) e M’Poku (90+1’) a marcarem os golos para os belgas.
Na outra partida, o Eintracht de Frankfurth perdeu (3-0) com o Arsenal, que marcou por Willcock (38’), Saka (85’) e Aubameyang (87’).
No dia 3 de Outubro jogar-se-ão os encontros correspondentes à segunda jornada.