A comissária portuguesa Elisa Ferreira, foi hoje nomeada por Ursula von der Leyen, presidente da CE – Comissão Europeia, para a pasta da Coesão e Reformas.
Esta nova Comissão Europeia, liderada por Ursula von der Leyen , terá ainda, antes de tomar posse de funções em de novembro, passar por uma serie de audições no Parlamento Europeu junto das comissões respectivas. A comissária portuguesa vai fazer parte do executivo comunitário de Ursula von der Leyen que tem na sua composição 14 homens e 13 mulheres
Elisa Ferreira, com 63 anos, desempenhou funções governativas no executivo de António Guterres, de 1995 ate 1999, como Ministra do Ambiente, e de entre 1999 e 2002, Ministra do Planeamento.
O parlamento europeu, não é “uma casa ” estranha, pois esteve como eurodeputada entre 2004 e 2016.Elisa Ferreira, a primeira mulher portuguesa a integrar o executivo comunitário, ocupava até esta nomeação, o cargo de vice-governadora do Banco de Portugal (setembro 2017) , vai substituir o social-democrata Carlos Moedas que ocupava o cargo de comissário com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação desde novembro de 2014.