Morreu este domingo, dia 15 de setembro, aos 67 anos o cantor Roberto Leal, em São Paulo, no Brasil.
António Joaquim Fernandes, que adoptou o nome artístico de Roberto Leal , nasceu no Portugal profundo, em Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, em Trás os Montes.
Emigrou para o Brasil, com a família aos 11 anos, onde começou por trabalhar muito novo como inicialmente como sapateiro, depois vendedor de doces, até iniciar a carreira de cantor. A sua carreira foi feita entre as duas margens do Atlântico, entre Portugal e o Brasil, actuou junto das comunidades portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo.
Em 2017 enfrenta a sua mais difícil batalha com o diagnostico de um cancro que afecta a sua mobilidade com problemas na visão (cegueira do olho direito), no ano anterior, em 2016, editou a sua ultima obra discográfica “Arrebenta a Festa” , que conta comais de cinco dezenas de discos editados.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já comentou o desaparecimento de Roberto Leal, o Presidente recorda com amizade o cantor, que teve um papel muito importante durante a sua vida junto das comunidades portuguesas, principalmente a residente no Brasil, para onde emigrou muito novo com a família.